IPCA
0,26 Set.2023
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Payroll dos EUA e reforma tributária na Câmara são destaques do dia

gorodenkoff/iStock
Imagem: gorodenkoff/iStock

07/07/2023 08h30

Veja as principais notícias que impactam o seu bolso hoje.

Assista ao vivo aos destaques dos mercados, com análises dos especialistas de Research do PagBank, e se prepare para investir melhor.

Acompanhe o programa diariamente, de segunda a sexta-feira, às 8h40, e fique bem informado sobre todas as notícias e mudanças que impactam os mercados. Aproveite também para tirar suas dúvidas sobre investimentos.

O programa é apresentado pela equipe de Research e Economia do Pagbank.

Conheça a página de Investimentos do UOL, onde você tem orientações sobre como investir melhor para conquistar um sonho e garantir seu futuro.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Veja a análise do dia no vídeo a seguir, confira os destaques noticiosos mais abaixo e tenha um bom dia de investimentos:

Texto-base da reforma tributária é aprovado na Câmara. No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da proposta de reforma tributária, que promove mudanças no sistema de impostos do país. O resultado da votação foi expressivo, com 382 votos a favor e 118 contrários no primeiro turno, e 375 votos a favor e 113 contrários no segundo turno. A análise dos destaques, que são pedidos de alteração, continuará na Câmara a partir das 10h desta sexta-feira (7). Após a conclusão da votação, o texto será encaminhado ao Senado. Se o mercado externo não estragar o dia, a expectativa é de que a Bolsa possa ter um bom desempenho hoje. Veja o que muda no seu bolso com a aprovação da reforma.

Mercados internacionais amanhecem no negativo após dados de emprego nos EUA. Eles refletem a projeção de que o Fed possa ser mais agressivo no aumento dos juros após dados de criação de empregos no setor privado americano ter subido acima das expectativas. Agora, as atenções se voltam para a divulgação do payroll que sairá às 9h30.

O emprego do setor privado dos EUA criou quase o dobro de vagas que se esperava. A pesquisa mostrou a criação de 497 mil empregos no mês passado, bem acima do esperado (250 mil). O PMI de serviços medido pelo ISM avançou bem mais que o previsto, subindo de 50,3 em maio a 53,9 em junho, ajudando a impulsionar as expectativas de que o juro americano poderá subir mais duas vezes, terminando o ano entre 5,50% e 5,75%.

Dados do payroll poderão indicar política de juros. Se os dados vierem mais fracos, isso mostrará que o Fed pode promover somente mais uma alta do juro no ano, ao invés de duas, o que daria um alívio importante para os mercados.

Na Europa, as bolsas abriram sem direção definida com os investidores aguardando pelo relatório de emprego no EUA. Ainda por lá, a produção industrial da Alemanha acabou decepcionando. Na Zona do Euro, as vendas no varejo de maio ficaram estável.

Na China, as bolsas asiáticas estenderam as perdas nessa sexta-feira, à medida que dados fortes de emprego e serviços nos Estados Unidos reforçaram expectativas de que ocorrerá mais dois aumentos dos juros. O índice Nikkei caiu 1,17% em Tóquio, enquanto o Hang Seng teve baixa de 0,90% em Hong-Kong e o Xangai composto encerrou o dia menor em 0,28%. No radar do mercado asiático está o payroll e também a visita da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, à China, em uma tentativa de aliviar as tensões. Hoje, em seu discurso, Yellen se mostrou preocupada com as barreiras impostas por Pequim a empresas americanas.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.