Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ibovespa: Petrobras cai 6%; indicadores na Europa, EUA, e mais destaques

Esta é a versão online da newsletter Por Dentro da Bolsa enviada hoje (24). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

No Brasil, o mercado deve repercutir nesta terça-feira (24) os números preliminares dos PMIs na Europa e nos EUA. Na esfera corporativa, Neoenergia e as Indústrias Romi divulgam seus resultados do 3º trimestre de 2023. O Ibovespa sofreu ontem com a queda do preço do petróleo e a proposta de revisão do Estatuto Social da Petrobras. A proposta quer eliminar as restrições para a nomeação de membros da alta administração da empresa, o que abre espaço para a possibilidade de indicações políticas para o comando da estatal. Com isso, as ações da empresa caíram mais de 6% ao final do pregão.

Nos EUA, os futuros dos principais índices das Bolsas americanas apresentam desempenho positivo. Nesta terça, os investidores devem continuar acompanhando o movimento da curva de juros americana. O mercado também fica atento aos indicadores econômicos, com dados preliminares sobre os índices de gerentes de compras (PMIs) de outubro dos EUA e o Estoque de Petróleo Bruto. Outro ponto de atenção são os resultados corporativos, com Microsoft e Alphabet divulgando seus resultados após o fechamento do pregão. Ontem, o dia foi de bastante volatilidade nas taxas dos títulos públicos de longo prazo do país. O rendimento dos títulos de 10 anos dos EUA atingiu mais de 5% no início da manhã, mas encerrou o dia em declínio, em torno de 4,85%. Apesar do alívio nos juros longo, o S&P 500 não conseguiu entregar uma performance positiva.

Na Europa, as Bolsas operam majoritariamente no positivo. Na Alemanha, o PMI industrial subiu para 40,7 em outubro, levemente acima das estimativas da Bloomberg de 40,1. No Reino Unido, o PMI industrial subiu para 45,2 no mês, acima das estimativas de Bloomberg de 44,7. Por fim, o PMI Industrial da Zona Euro caiu para 43,0 em outubro, abaixo das estimativas da Bloomberg de 43,7. Além dos dados econômicos, o mercado repercute a divulgação de resultados de empresas da região.

Na Ásia, as bolsas também fecharam de forma positiva. O mercado acionário asiático respondeu positivamente à queda nas taxas dos títulos públicos de longo prazo dos EUA. Em Tóquio, o índice japonês Nikkei apresentou valorização de 0,20%. No país, os dados preliminares do PMI industrial se mantiveram estáveis a 48,5. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 1,05%, enquanto na Coreia do Sul, o Kospi subiu 1,12%. Na China continental, o Shangai Composto fechou em alta de 0,78%, e o Shenzen Composto subiu 1,36%.

No mercado de commodities, as cotações do petróleo operam em leve alta. Ontem, a commodity apresentou um movimento de forte queda, porque o mercado começou a acreditar que o conflito no Oriente Médio não deve escalar. Em relação ao minério de ferro, a commodity apresentou queda em Dalian. A preocupação com a economia chinesa e com o setor imobiliário do país seguem no radar dos investidores.

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a submissão de proposta de revisão do seu Estatuto Social à Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Entre as principais mudanças estão a criação de uma reserva de remuneração do capital e a exclusão de vedações para a indicação de administradores previstas na Lei nº 13.303/2016.

A SLC Agrícola divulgou as suas projeções para a venda de sementes no ano fiscal de 2024. A companhia projetou a venda de 1,25 milhão de sacos de sementes de soja e 143,3 mil sacos de sementes de algodão.

Continua após a publicidade

O Conselho de Administração da Sanepar aprovou a proposta de requerimento para adequação e regularização de 25 contratos provisórios. A mudança ocorrerá por meio de prestação direta regionalizada com as Microrregiões Centro-Litoral, Centro-Leste e Oeste do Estado do Paraná, para atender às metas previstas para universalização dos serviços de água e esgoto.

************

Veja o fechamento de dólar, euro e Bolsa na segunda-feira (23):

Dólar: -0,286%, a R$ 5,0164
Euro: 0,394%, a R$ 5,35
B3 (Ibovespa): -0,33%, aos 112.784,52 pontos

NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

Os investimentos de renda fixa atrelados ao CDI e prefixados continuam como uma boa opção para o investidor, mesmo com a queda na Selic. Na newsletter UOL Investimentos, você fica sabendo qual escolher até o final de 2023. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Continua após a publicidade

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.