Pacote fiscal, prévia da inflação e boicote ao Carrefour dão o tom do dia
Esta é a newsletter Por Dentro da Bolsa. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Bom dia, investidores,
Veja quais são os destaques desta terça (26):
- Governo finaliza pacote fiscal; anúncio é esperado esta semana
- Prévia da inflação: IBGE divulga IPCA-15 de novembro
- Fed publica ata da última reunião
- Setor de carne no Brasil enfrenta tensão com Carrefour
Governo finaliza pacote fiscal; anúncio é esperado esta semana
- O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo fechou com o presidente Lula os detalhes do aguardado pacote de contenção de gastos.
- As medidas serão organizadas em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um Projeto de Lei Complementar, com possíveis incorporações de propostas já em tramitação no Congresso.
- O envio oficial ao Legislativo e o anúncio para a imprensa devem ocorrer simultaneamente, dependendo apenas de ajustes protocolares na agenda dos presidentes da Câmara e do Senado.
Prévia da inflação: IBGE divulga IPCA-15 de novembro
- O IBGE divulga hoje o IPCA-15 de novembro, considerado a prévia oficial da inflação no Brasil. A expectativa do mercado é de alta de 0,48% na base mensal e 4,62% na anual.
- O indicador é acompanhado de perto pelo Banco Central, pois pode influenciar a política de juros.
- Um índice mais elevado reforça a necessidade de manutenção da taxa Selic nos patamares atuais, enquanto uma variação mais baixa pode abrir espaço para flexibilizações monetárias nos próximos meses.
Fed publica ata da última reunião
- Nos Estados Unidos, o Federal Reserve divulgará hoje a ata de sua última reunião.
- Na última quinta-feira (7), o Fed reduziu os juros americanos em 0,25 ponto percentual, levando a taxa para a faixa de 4,50% a 4,75%.
- O documento poderá trazer mais detalhes sobre o raciocínio do banco central americano e suas expectativas para a política monetária nos próximos meses.
Setor de carne no Brasil enfrenta tensão com Carrefour
- Após anunciar a suspensão das compras de carne do Mercosul, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, planeja emitir uma retratação pública.
- A medida foi motivada por boicotes de frigoríficos brasileiros, que já afetam o abastecimento de mais de 150 lojas da rede no Brasil. Entre os frigoríficos envolvidos estão gigantes como JBS, Marfrig e Masterboi.
- O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou apoio ao boicote, enquanto a embaixada francesa no Brasil tenta mediar a crise. O setor segue atento aos desdobramentos, que podem impactar o mercado interno e as exportações.
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na segunda (25):
- Dólar: -0,18%, a R$ 5,8036.
- B3 (Ibovespa): -0,07%, aos 129.036,10 pontos.
Newsletter
POR DENTRO DA BOLSA
Receba diariamente análises exclusivas da equipe do PagBank e saiba tudo que movimenta o mercado de ações.
Quero receberQueremos ouvir você
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.