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Europa vai liberar uso de 5G em voos a partir de 2023. E no Brasil?
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Os países da União Europeia poderão contar com a utilização da tecnologia 5G em voos a partir do ano que vem. E o Brasil terá isso em algum momento?
Como vai funcionar? As aeronaves contarão com uma espécie de roteador, que conectará ligações, mensagens e dados dos passageiros a um sistema via satélite que fará a distribuição do sinal.
Brasil não deve ter a novidade tão cedo: Por aqui, ainda será necessário manter o celular em modo avião por um bom tempo. Embora alguns aviões de Azul, Gol e Latam permitam o uso de wi-fi de dispositivos eletrônicos a bordo, a tecnologia não se assemelha à possível experiência que o 5G promete.
Sem prazo, segundo a Anac: Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), não há previsão de implementação de operações 5G em voos no território brasileiro. O órgão acompanha em conjunto com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a implementação da tecnologia e os possíveis impactos na aviação. O objetivo é garantir que não exista interferência entre os sinais do 5G e os serviços de radionavegação das aeronaves.
Tem algum risco para o voo? Uma preocupação quanto à implementação do 5G em voos é a proximidade da frequência do sinal desse serviço com os de alguns aparelhos dos aviões.
O radioaltímetro, que mede a distância das aeronaves em relação ao solo usando radiofrequência, opera de 4.200 a 4.400 MHz. Já o 5G em serviços móveis pessoais está entre 3.300 e 3.700 MHz. Para evitar possíveis interferências, uma norma cria limitações adicionais para a implementação de estações do serviço 5G.
Uma delas é que as antenas do sistema de comunicação emitam sinais apenas em direção à linha do horizonte e para baixo. Com isso, as aeronaves que estão acima desses aparatos não devem ser alvo de uma possível interferência.
A potência dessas antenas também deve ser controlada pelo mesmo motivo. Essa medida atinge a instalação nas proximidades de cerca de 40 aeroportos no país.
Não há registro de interferência grave no Brasil entre um serviço 5G e o de um avião.
Estados Unidos com problemas: Nos EUA, a frequência utilizada pelo serviço 5G é mais próxima da usada por equipamentos, indo de 3.700 MHz a 3.980 MHz.
Fabricantes de aeronaves emitiram comunicados de segurança sobre os perigos que isso pode representar, com recomendações aos pilotos.
Entre elas, a atenção a riscos de que os sistemas de pouso automático podem oferecer, emitindo informações erradas já que a medição da altura em relação ao solo pode estar errada em decorrência de uma possível interferência no sinal.
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