Phenom 100EX: Embraer traz novo jato executivo pela 1ª vez ao Brasil
A Embraer expõe a partir desta terça-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o seu novo jato executivo, o Phenom 100EX. O modelo é a quarta geração da família de jatos de entrada, que já tem mais de 400 unidades entregues mundo afora.
A convite da Embraer, o UOL viajou a Sorocaba para conhecer o novo jato e os hangares da empresa no aeroporto da cidade. Veja como é voar no avião e conheça seus detalhes.
Diferenciais da nova geração
O Phenom 100EX é a evolução do Phenom 100 original, que estreou no mercado brasileiro em 2009, e que já teve as versões 100E e 100EV.
Ele supera seus antecessores em 30 km/h, chegando a voar a 752 km/h. Ele também passou por melhorias nos motores, que aumentaram sua tração em 15%, permitindo que ele tenha um desempenho melhor em aeroportos em regiões quentes e elevadas.
O novo modelo também possui um sistema de descida automática de emergência em caso de despressurização do avião. Quanto mais alto, mais rarefeito fica o ar, o que pode causar a perda de consciência das pessoas devido à baixa concentração de oxigênio no ar.
Se isso acontecer e os pilotos desmaiarem, o avião desce até uma altitude segura onde é possível respirar sem auxílio de máscaras de oxigênio. Assim, é possível recuperar os sentidos e retomar o controle da aeronave. Tudo isso é feito automaticamente pelo avião, que muda a rota e altera o sistema de comunicação a bordo para comunicar que está acontecendo uma situação de emergência.
Outro diferencial que o Phenom 100EX tem é o alerta antecipado de tesoura de vento, situação na qual uma forte corrente de ar pode empurrar o avião em direção ao solo, aumentando o risco de acidentes. Comum em aeronaves comerciais, esse sistema prevê o risco de que o fenômeno ocorra com até 8 km de antecedência, permitindo aos pilotos tomarem uma atitude para evitar maiores problemas.
Sistema de aviões de grande porte
O Phenom 100EX é o único da categoria a ter, além dos avanços anteriormente citados, um sistema para evitar que o avião saia da pista na hora do pouso. Denominado ROAAS, ele avisa os pilotos se o avião irá conseguir parar antes do fim da pista.
Caso não, ele emite alertas com antecedência, desde o aviso de que o avião está muito rápido para o pouso até avisos sonoros para frear a aeronave. Os cálculos desse sistema são feitos cinco vezes por segundo, e levam em consideração, entre outros fatores, o peso do avião, a velocidade e o tamanho da pista onde será feito.
Novo interior
Além da nova capacidade de desempenho do avião, ele também passou a contar com quatro interiores novos para serem escolhidos pelos compradores: Harmony, Rhythm, Expanse e Zen. Todos podem ter seus detalhes personalizados, desde o tipo de costura até os detalhes do cinto de segurança.
Outra novidade é uma moldura que envolve as janelas do avião. Além de uma função estética, elas facilitam a manutenção, diminuindo o tempo que a aeronave eventualmente tenha de ficar parada caso necessário.
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Quero receberO controle de iluminação e de ar-condicionado também ficou diferente das versões anteriores. Agora, um painel touchscreen, chamado upper tech panel, realiza todas essas funções. Caso não esteja em uso, ele fica apagado, bastando aproximar a mão para que seja ativado.
Sucesso de vendas da Embraer
A família de aviões Phenom marcou uma nova fase do desenvolvimento de jatos pela Embraer. Segundo a fabricante, desde que entrou em operação até hoje, dos 450 jatos executivos entregues no mercado brasileiro, 115 são da Phenom 100, ou seja, um a cada quatro jatos em operação no país atualmente.
Para além do Phenom 100, o irmão maior, o Phenom 300 também marca duas marcas importantes. Uma delas é a de ser o jato mais vendido da categoria no mundo por 12 anos consecutivos.
A outra marca é ser o jato executivo com o maior número de pousos e decolagens nos Estados Unidos por vários meses consecutivos, incluindo o último ano, entre julho de 2023 e junho de 2024.
O Phenom 100EX estará em exposição pela primeira vez na América Latina durante a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), considerada a maior feira de aviação de negócios da região, que ocorre entre os dias 6 e 8 de agosto no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A fabricante ainda levará o Phenom 300E e o jato supermédio Praetor 600, que o UOL já voou (veja aqui).
Como é voar nele?
O UOL foi convidado pela Embraer para fazer um voo decolando do aeroporto de Sorocaba, onde ficam algumas das instalações de manutenção e atendimento ao cliente da Embraer. O avião decolou e voltou para o mesmo aeroporto, e o voo durou cerca de 50 minutos.
A decolagem é curta, já que o avião precisa de pouca pista para sair do chão. Dentro dele, a sensação era de conforto, mesmo com o espaço menor em comparação com os aviões comerciais de grande porte.
Dentro da cabine era possível manter uma conversa sem exagerar no tom da voz, mesmo estando mais próximos dos motores. A todo momento era possível circular pela cabine, desde o banheiro, que fica no fundo da aeronave, até onde os pilotos comandam o avião.
O pouso também foi tranquilo, sem a sensação de frenagem brusca, como costuma ocorrer em voos comerciais.
Ficha técnica
Modelo: Phenom 100EX
Fabricante: Embraer
Geração: 4ª da família Phenom 100
Altura: 4,35 metros
Comprimento: 12,8 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 12,3 metros
Velocidade de cruzeiro: 752 km/h
Autonomia: 2.182 km/h
Distância de pista para decolagem: 972 metros
Altitude máxima de voo: 12,5 km acima do nível do mar
Volume dos bagageiros: 1.980 litros de espaço
Capacidade: Até oito pessoas a bordo, sendo uma o piloto e até sete passageiros
Altura da cabine de passageiros: 1,5 metro
Largura da cabine de passageiros: 1,1 metro
Interior: Quatro temas diferentes (Harmony, Rhythm, Expanse e Zen), que podem ser personalizados
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