Todos a Bordo

Todos a Bordo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Avião de queda em SP é versão mais nova do que caiu com Marília Mendonça

O King Air F90 que caiu na manhã desta sexta-feira na Barra Funda, em São Paulo, é da mesma família de aeronaves do que levava a cantora sertaneja Marília Mendonça, que morreu em 2021.

Modelo é uma evolução

O King Air F90 representa uma evolução do C90, seu antecessor, sendo este último o mesmo modelo que transportava a cantora Marília Mendonça no acidente fatal de 2021.

A produção dos King Air pela Beechcraft, iniciada na década de 1960, divide-se em duas famílias principais: as séries 90 e 100, conhecidas como King Air, e as séries 200 e 300, comercializadas como Super King Air.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2025/aviao-kingairf90-1738937207517.vm')

Uma das principais mudanças no F90 foi a adoção de uma cauda em "T", com o estabilizador horizontal posicionado no topo do estabilizador vertical, estrutura essencial para manter o equilíbrio da aeronave durante o voo.

Além disso, o modelo incorporou o desenho das asas do King Air E90, recebeu instrumentos modernizados na cabine e um novo sistema de comunicação, superando seus antecessores em tecnologia. Uma variante, o F90-1, foi desenvolvida com maior capacidade.

Avião King Air F90 de matrícula PS-FEM que caiu na manhã desta sexta-feira (7) na região da Barra Funda
Avião King Air F90 de matrícula PS-FEM que caiu na manhã desta sexta-feira (7) na região da Barra Funda Imagem: Instagram/carpena

Entre 1979 e 1983, foram fabricadas 203 unidades do F90. Atualmente, no Brasil, 40 King Air F90 estão em condições regulares de voo, conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O avião acidentado (matrícula PS-FEM) foi fabricado em 1981 e estava registrado em nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda.

Continua após a publicidade

A aeronave tinha capacidade para oito pessoas, incluindo o piloto.

O novo proprietário adquiriu o avião no final de 2024.

Ficha técnica

Modelo: King Air F90
Fabricante: Beechcraft
Propulsão: Dois motores turboélice
Número de assentos: 8 (7 para passageiros e um para o piloto)
Peso máximo de decolagem: 4967 kg
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 14 metros
Altura: 4,6 metros
Comprimento: 12,1
Autonomia: 2.394 km de alcance
Altitude máxima de voo: 9,5 km acima do nível do mar
Velocidade: Até 964 km/h

* As informações podem sofrer pequenas variações entre os modelos, já que cada aeronave tem uma certificação específica.

Fontes: Textron Aviation, Global Air, Aopa (Aircraft Owners and Pilots Association, ou, Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.