Modelo de avião que caiu em São Paulo tinha capacidade para levar 8 pessoas
Ler resumo da notícia
O avião que caiu na manhã desta sexta-feira (7) na região da Barra Funda, em São Paulo, era um King Air F90, fabricado pela empresa norte-americana Beechcraft.
Segundo dados disponíveis no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião, de matrícula PS-FEM, foi fabricado em 1981 e estava com seu novo dono desde o final de 2024.
A aeronave tinha capacidade para levar oito pessoas a bordo, sendo uma o piloto. Ele está registrado em nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda.
Segundo dados públicos, um dos sócios da empresa era Márcio Louzada Carpena, que chegou a postar imagens do avião em seu Instagram minutos antes da queda. No vídeo, o avião era rebocado para iniciar a operação e ele escreveu: "São Paulo - Porto Alegre em breve."
Evolução do C90

O King Air F90 é uma evolução de seu antecessor, o C90. Este segundo é o mesmo modelo que levava a cantora Marília Mendonça no acidente que resultou na morte da cantora, em 2021.
Os King Air são divididos, basicamente, em duas famílias, e teve sua produção iniciada na década de 1960. Os aviões da série 90 e 100 são chamados de King Air, enquanto os das séries 200 e 300 são vendidos como Super King Air.
O F90 passou a adotar uma cauda em "T", ou seja, um estabilizador horizontal no topo do estabilizador vertical, que é a estrutura que fica na parte traseira da aeronave e é responsável por manter a aeronave em equilíbrio durante o voo.
Ele também passou a utilizar o desenho das asas do King Air E90. Sua cabine também recebeu instrumentos mais modernos, além de um sistema de comunicação novo em comparação com seus antecessores. Ele ainda tem uma variante, o F90-1, com maior capacidade
Ao todo, foram construídos 203 aviões do modelo entre 1979 e 1983.
No Brasil, existem 40 King Air F90 em condições regulares de voo segundo a Anac.
Ficha técnica
$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2025/aviao-kingairf90-1738937207517.vm')
Modelo: King Air F90
Fabricante: Beechcraft
Propulsão: Dois motores turboélice
Número de assentos: 8 (7 para passageiros e um para o piloto)
Peso máximo de decolagem: 4967 kg
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 14 metros
Altura: 4,6 metros
Comprimento: 12,1
Autonomia: 2.394 km de alcance
Altitude máxima de voo: 9,5 km acima do nível do mar
Velocidade: Até 964 km/h
* As informações podem sofrer pequenas variações entre os modelos, já que cada aeronave tem uma certificação específica.
Fontes: Textron Aviation, Global Air, Aopa (Aircraft Owners and Pilots Association, ou, Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) e Anac.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.