Empresa estuda adotar assentos de dois andares em avião. Será que dá certo?
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Uma empresa de design de assentos de aviões está desenvolvendo um conceito de dois andares para comportar passageiros nos voos. A companhia Chaise Longue apresentou a proposta à fabricante Airbus, que confirmou ao UOL ter sido apresentada à ideia (veja mais no final da reportagem).
Será que a ideia funcionaria na prática?
O conceito
A Chaise Longue tem um projeto para substituir as fileiras do meio dos aviões de fuselagem larga, que são aqueles que costumam realizar voos em distâncias maiores, como rotas transoceânicas.
Nele, os assentos se intercalam, sendo um no nível do piso e outro elevado. Para subir, é necessário escalar dois degraus, e ele ficaria próximo ao teto do avião.
Segundo os desenvolvedores, esse modelo é capaz de manter a capacidade do avião aumentando o conforto a bordo. Os assentos na parte de cima teriam mais espaço para reclinarem, enquanto os da parte inferior teriam um espaço extra para as pernas e para colocar bagagens de mão.
A ideia não é tão nova, e já foi exposta anteriormente na AIX (Aircraft Interiors Expo, ou, Exposição de Interiores de Aeronaves), tradicional evento do setor aéreo em Hamburgo (Alemanha). Dessa vez, o novo conceito chegar à Airbus mostrou um passo à frente para a ideia encabeçada pela empresa.
De cara com o bumbum do outro
Embora pareça uma boa ideia, a proposta de assentos de dois andares ainda precisa amadurecer, aparentemente. Para que os aviões comportem esse sistema, seria necessário remover os compartimentos de bagagem acima deles, diminuindo a capacidade de transporte a bordo.
O peso e a estrutura desses assentos também precisariam ser testadas exaustivamente antes de serem incorporadas aos aviões. Isso levaria, ao menos, uma década ainda pela frente, caso alguma empresa aceite adotar esse sistema.
Nos assentos superiores, as bagagens teriam de ser colocadas sob o próprio assento do passageiro. Caso o avião freie bruscamente, elas poderiam se deslocar e atrapalhar uma evacuação de emergência, já que estariam nos pés das pessoas.
Além da questão da acessibilidade de quem vai sentado na parte de cima, seria necessário estudar o risco de acidentes, com pessoas caindo ao tentar subir ou descer as escadas para, por exemplo, irem ao banheiro. Simultaneamente, o serviço de bordo ficaria prejudicado, pois, aparentemente, o assento do meio ficaria inacessível para os comissários que ficariam no corredor.
Outro ponto que incomoda em algum aspecto é o fato de que o bumbum dos passageiros dos assentos superiores ficarão virados diretamente em direção aos de baixo, e isso pode não agradar a todos.
De qualquer maneira, a proposta está muito no começo ainda, e precisará de longos tempos de estudo e testes práticos antes de vermos um desses assentos em algum voo por aí.
Proposta para a Airbus
Em nota, a Airbus confirma que a Chaise Longue apresentou o projeto à empresa, mas não passa ainda de uma fase inicial.
"Confirmamos que a Chaise Longue está explorando alguns conceitos em fase inicial com a Airbus sobre soluções de assentos de dois níveis para aeronaves comerciais da companhia. Dada a natureza desse nível de fase inicial, pedimos sua compreensão para o fato de que preferimos não fazer mais comentários nesse estágio."
A Airbus ainda destaca que essa não é uma ideia de conceito da própria Airbus, e que é normal que vários projetos sejam apresentados às fabricantes todos os anos, sendo que alguns são mais impactantes que os outros. Isso não significa que essas ideias serão implementadas, diz a Airbus.
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