Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

An-225: 3 anos após destruição, retomada do maior avião do mundo é incerta

Em fevereiro de 2022, a aeronave Antonov An-225 foi destruída no começo da guerra entre a Ucrânia e Rússia. O avião, que foi o maior do mundo por décadas, estava no aeroporto de Gostomel, em Kiev (capital ucraniana), quando o local foi atacado.

Até hoje, a reconstrução do avião é incerta, e, mesmo com uma segunda estrutura preservada em suas instalações, a Antonov não deixa claro se conseguirá ou não concluir o projeto de voltar a ter o maior avião do mundo nos céus.

Promessas de reconstrução

No mesmo dia em que a destruição do An-225 foi comunicada, o governo ucraniano postou nas redes sociais que iria refazer a aeronave. "Vamos reconstruir o avião. Cumpriremos nosso sonho de uma Ucrânia forte, livre e democrática", dizia a publicação à época.

No final de 2022, a fabricante também havia dito que já teria iniciado a reconstrução do avião em um local secreto, justamente para afastar os riscos de novos ataques russos. Segundo Eugene Gavrylov, presidente da empresa à época, esse segundo exemplar custaria cerca de 500 milhões de euros (cerca de R$ 3,1 bilhões). Esse valor, entretanto, não seria exato, e precisaria ser atualizado.

Menos de um ano após a destruição, 30% dos materiais para a fabricação do novo avião estavam prontos.

No aniversário de um ano do ataque, a Microsoft disponibilizou um modelo virtual do An-225 para o jogo Flight Simulator, o qual teria todo o lucro da sua venda revertido para a fabricante reconstruir o exemplar.

Siga UOL Economia no

Segunda carcaça

A empresa possui desde a década de 1980 uma segunda carcaça do An-225 não terminada em suas fábrica. Devido ao alto custo, optou-se em manter o avião não finalizado, aguardando um momento mais oportuno para a construção.

Continua após a publicidade

Em 2024, um oficial ucraniano confirmou as intenções de reconstrução do An-225. A afirmação foi feita durante a cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em julho daquele ano.

Estrutura do segundo AN-225, que nunca foi concluído, na fábrica da Antonov, na Ucrânia
Estrutura do segundo AN-225, que nunca foi concluído, na fábrica da Antonov, na Ucrânia Imagem: Divulgação/Antonov

O estágio da reconstrução, entretanto, permanece um total mistério.

No fim de 2024, a empresa celebrou o primeiro voo do avião, realizado em 1988. Mas, desde então, não há mais novidades sobre a reconstrução do Mriya, nome do An-225, que significa, 'sonho'.

Ficha técnica

Avião Antonov AN-225 decola do aeroporto de Gostomel, na Ucrânia, em 2021
Avião Antonov AN-225 decola do aeroporto de Gostomel, na Ucrânia, em 2021 Imagem: Reprodução/Dmytro Antonov/YouTube
Continua após a publicidade
  • Dimensões: 84 m de comprimento por 88,4 m de envergadura (distância de uma ponta da asa à outra) e altura de 18,2 m
  • Área da asa: 905 m²
  • Velocidade de cruzeiro: 800 km/h
  • Distância máxima de voo: 15,4 mil km, quando está vazio, ou cerca de 4.000 km, com carga máxima
  • Peso máximo de decolagem: 640 toneladas
  • Peso máximo da carga transportada: 250 toneladas
  • Altitude máxima de voo: 9.000 metros
  • Seis motores ao todo
  • O trem de pouso tem 32 pneus (quatro no trem dianteiro e 28 no trem principal). Por ser um modelo único, tem de transportar pneus reservas em cada voo caso ocorra algum problema.
  • O avião tem um guindaste interno para a movimentação de cargas
  • O modelo foi baseado no seu irmão menor, o AN-124 Ruslan

Curiosidades

  • Em 2016, o avião transportou um transformador de São Paulo para o Chile, com o peso total de 182 toneladas. Segundo o fabricante, foi a segunda maior peça transportada por via aérea no mundo e a mais pesada entregue por meio de uma aeronave na América do Sul.
  • O trem de pouso tem 32 pneus (quatro no trem dianteiro e 28 no trem principal). Por ser um modelo único, tem de transportar pneus reservas em cada voo caso ocorra algum problema.
  • O avião tem um guindaste interno para a movimentação de cargas.
  • Se não tivesse sido destruído, o avião teria vida útil até 2033, quando completaria 45 anos de serviço e poderia ter operado 20 mil horas em 4.000 voos.
  • Recorde de aeronave mais pesada de todos os tempos: O avião conseguia decolar com um peso total de 640 toneladas. Seu projeto inicial conseguia sair do chão com até 600 toneladas, mas, após a reforma entre os anos de 2000 e 2001, sua capacidade foi aumentada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.