'Tomates Assassinos': o filme trash em que um helicóptero caiu de verdade
Ler resumo da notícia
Na década de 1970, um acidente de helicóptero durante a gravação de um filme acabou sendo incorporado à versão que foi ao ar. O filme era "O Ataque dos Tomates Assassinos", um clássico do cinema trash, também chamado de cinema lixo ou filmes B.
A produção era considerada por muitos tão ruim que o helicóptero que caiu de verdade poderia ser visto como a parte mais realista do filme.
O filme
No longa, os EUA são invadidos por tomates mutantes que se rebelam contra a humanidade e atacam as pessoas. Com diálogos absurdos e efeitos especiais duvidosos para os padrões de hoje em dia, a trama segue um grupo de heróis improvisados, que inclui um detetive e uma cientista, na tentativa de salvar o mundo de um eventual apocalipse.
O orçamento do filme foi irrisório, e o resultado foi uma mistura de comédia involuntária e horror trash, rodado em locações improvisadas na Califórnia.

Ele ganhou status de cult justamente por suas características de baixo orçamento, virando referência do cinema trash dos anos 70. Mesmo considerado absurdo por muitos, a fama do filme foi tão grande que garantiu três sequências.
São elas:
- "A Volta dos Tomates Assassinos" (com George Clooney no elenco)
- "Corra Que Os Tomates Assassinos Vêm Aí"
- "Os Tomates Assassinos Atacam a França"
Ainda foi desenvolvida uma série animada no começo da década de 1990 usando o mesmo título e a mesma premissa: tomates assassinos tentando dominar o mundo.
A queda do helicóptero

A cena da queda do helicóptero acontece nos primeiros minutos do filme. Enquanto policiais atiram contra tomates em um campo (sim, essa era uma das cenas do filme), um helicóptero deveria pousar atrás deles.
A aeronave era um Hiller UH-12E, que custava cerca de US$ 60 mil, o equivalente a R$ 1,7 milhão em valores atuais. Entretanto, algo não saiu como o planejado.
Durante a gravação, o helicóptero bateu a cauda no chão e começou a girar fora de controle, até o momento em que caiu no solo e tombou de lado. O piloto e os dois atores que estavam a bordo foram retirados em segurança pela equipe do filme.
Na sequência, a aeronave pegou fogo.
'Fazer do limão uma limonada'

Nesse trecho do filme, a edição foi crucial para salvar um trecho que estaria perdido. Toda a queda foi gravada pelos cinegrafistas, incluindo a reação de alguns atores, que foi legítima.
Logo após ser retirado dos destroços, um dos atores sugeriu ao diretor que ele e o outro colega rastejassem do helicóptero em chamas. Nesse tempo, improvisariam falas, já que o que aconteceu não estava no roteiro original.
O diretor confessou ao colega que teve a mesma ideia, mas não teve coragem de falar. Diante do problema, a direção do filme optou por salvar as imagens gravadas e incluí-las na versão final do filme.
A personagem que sobreviveu à queda disse que foi um tomate kamikaze que se atirou contra o helicóptero, causando a queda:
- "Tomates kamikazes!" - disse o personagem.
- "Tomates não voam" - respondeu o chefe dele.
- "É? Eles também não comem pessoas, mas estão imitando muito bem" - retrucou.
A investigação
Após o acidente, o helicóptero se perdeu totalmente. O piloto, que tinha 54 anos à época, acabou sendo responsabilizado pela queda.
Segundo o relatório do acidente, ele julgou a velocidade e a altitude de maneira errada, levando à colisão com o solo.