Todos a Bordo

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Reportagem

Feira de jatinhos exclusiva para convidados em SP mostra mercado aquecido

Carros de luxo fazendo fila para entrar, com vallet a R$ 200 e self-parking a R$ 150. Do outro lado, dezenas de pessoas chegando em seus próprios jatinhos e desembarcando ao encontro de outras aeronaves tão ou mais luxuosas quanto.

Assim é o Catarina Aviation Show, uma feira de luxo com foco em aviação que acontece no aeroporto São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque (SP). O evento, que é fechado, recebeu cerca de 2.000 convidados no primeiro dos três dias do evento, iniciado na quinta-feira (5). Entre as presenças, milionários que buscam dar andamento a um mercado de luxo cada vez mais aquecido.

Essa é a quarta edição do evento, que traz 70 marcas que expõem seus produtos para 6 mil convidados e contará, além de aviões, com iates, helicópteros e carros de luxo.

Apenas em área, show passou de 8 mil m² em 2024 para 17 mil m² nesta edição, reflexo do aumento no número de aeronaves que estarão expostas. E esse espaço deve aumentar em 2026, segundo a organização do evento.

Em tempo, quando falamos de jatinho, é força de expressão apenas. A feira conta com jatos quase do mesmo tamanho de um Boeing 737 ou um Airbus A320, os mesmos usados para a maioria dos voos comerciais no Brasil, tornando o diminutivo apenas uma forma quase folclórica de falar dessas grandes aeronaves.

Quem pousou por aqui?

Phenom 300E, da Embraer: Modelo está em exposição no Catarina Aviation Show, em São Roque (SP)
Phenom 300E, da Embraer: Modelo está em exposição no Catarina Aviation Show, em São Roque (SP) Imagem: Alexandre Saconi

Além de empresários e celebridades, como os jogadores Kaká e Ronaldo, fabricantes globais de aeronaves estão presentes no evento. Uma delas é a fabricante brasileira Embraer, que trouxe os modelos Praetor 600 e Phenom 300E, o jato executivo bimotor mais vendido do mundo pelo 13º anos consecutivo na categoria e o que registras mais operações de pouso e decolagem nos EUA há mais de dois anos.

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Para Ricardo Carvalhal, diretor de engenharia de vendas da divisão de jatos executivos da Embraer, a feira representa uma grande vitrine para os modelos da empresa. "O Catarina Aviation Show tem crescido muito na sua importância dentro da região, é um evento que está aumentando muito de tamanho", afirma o executivo.

Falcon 2000LXS, jato executivo da francesa Dassault, que está em exposição no Catarina Aviation Show
Falcon 2000LXS, jato executivo da francesa Dassault, que está em exposição no Catarina Aviation Show Imagem: Alexandre Saconi

A francesa Dassault levou os jatos Falcon 2000LXS e Falcon 8X. Com capacidade intercontinental, os modelos são os de maior sucesso da empresa no Brasil (ao lado do 7X, que não está na feira).

Para Rodrigo Pesoa, vice-presidente de vendas da fabricante para a América Latina, o Brasil tem sido um dos principais mercados do mundo para a Dassault nos últimos 20 anos. "O país é um mercado chave para a Dassault, e participar de uma feira como essa é estratégico para divulgar ainda mais os nossos produtos para esse mercado", diz o executivo.

A empresa já participava de uma feira anualmente no Brasil e, neste ano, estará pela primeira vez no evento promovido no Catarina. "Isso se deve muito ao tamanho que a feira tem no momento, mas, também, devido à inauguração do centro de manutenção da empresa no aeroporto", afirma Pesoa.

Jato executivo Bombardier Global 7500, mesmo modelo de aeronave que trouxe o novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, ao Brasil em maio
Jato executivo Bombardier Global 7500, mesmo modelo de aeronave que trouxe o novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, ao Brasil em maio Imagem: Alexandre Saconi
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A Bombardier expõe o Global 7500, mesmo modelo de aeronave que trouxe o novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, ao Brasil em maio. Seu valor é estimado em mais de R$ 420 milhões.

A TAM Aviação Executiva também está expondo seus aviões pela primeira vez no Catarina, com o Cessna Citation Longitude, seu maior modelo, com alcance de 6.482 km de distância. A empresa trouxe, ainda o Cessna Citation CJ3 e o helicóptero Bell 429.

Interior do jato executivo Gulfstream G600, capaz de voar 12.223 quilômetros sem precisar parar para reabastecer
Interior do jato executivo Gulfstream G600, capaz de voar 12.223 quilômetros sem precisar parar para reabastecer Imagem: Alexandre Saconi

A Gulfstream traz nesta edição o G600, que tem alcance de 12.223 quilômetros, permitindo voar para qualquer parte do mundo com apenas uma parada. Mais cedo, a empresa havia anunciado a certificação no Brasil do modelo G700, que foi destaque na última edição da feira.

Jato executivo Gulfstream G600, capaz de voar 12.223 quilômetros sem precisar parar para reabastecer, no Catarina Aviation Show
Jato executivo Gulfstream G600, capaz de voar 12.223 quilômetros sem precisar parar para reabastecer, no Catarina Aviation Show Imagem: Alexandre Saconi

A Airbus expõe o helicóptero ACH 145 e o avião ACJ220, versão executiva do avião comercial A220.

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Mercado aquecido

Helicóptero pousa ao lado de mar de jatos executivos durante o Catarina Aviation Show, em São Roque (SP)
Helicóptero pousa ao lado de mar de jatos executivos durante o Catarina Aviation Show, em São Roque (SP) Imagem: Alexandre Saconi

Expositores consultados pela reportagem mostraram otimismo com a feira e com o mercado de aviação. Essa curva de crescimento no pós-pandemia trouxe ânimo para o mercado de luxo, o que se mostrou na quantidade de aeronaves expostas e de produtos trazidos.

Empresa dobrou o faturamento. Para Pedro Ferreira, diretor comercial e líder da área de aeronaves da empresa de comércio exterior Timbro, o mercado vem crescendo ano após ano. "A gente dobrou o nosso faturamento em 2024, aumentando muito o número de aeronaves e atingindo um pico histórico de importações. Foram 105 aeronaves importadas, nos tornando o principal importador por Vitória (ES)", afirma o executivo.

Ferreira ainda acredita que, para a empresa, o resultado deste ano não será muito diferente do de 2024, mas se mantém otimista. "É uma estagnação em um nível muito elevado, o nível mais elevado que a gente já viu. Então, se o resultado for um pouco abaixo do que o do ano passado, ainda assim, estará ótimo, porque vai ser muito melhor do que o ano retrasado", conclui.

Cabine de comando do jato executivo Gulfstream G600, capaz de voar 12.223 quilômetros sem precisar parar para reabastecer
Cabine de comando do jato executivo Gulfstream G600, capaz de voar 12.223 quilômetros sem precisar parar para reabastecer Imagem: Alexandre Saconi
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O evento acontece até sábado (7), e acontece em um dos empreendimentos da JHSF, que também tem os condomínios de luxo Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP) e o Parque Cidade Jardim, na capital paulista.

Para Augusto Martins, presidente-executivo da JHSF, o evento já assumiu uma posição de destaque no calendário de aviação da América Latina. "[Isso se deve ao evento] reunir os principais integrantes do setor de aviação executiva em um ambiente que combina negócios, inovação e relacionamento", diz Martins.

O aeroporto tem 12 hangares, e ainda conta com instalações de fabricantes globais como Bombardier, Dassault, Gulfstream e Pilatus. Hoje são aproximadamente 150 aeronaves que ficam hangaradas no local, e quatro novos hangares ainda estão em construção, segundo o executivo.

Vinnicius Vieira, diretor do Catarina Aviation Show e da NürnbergMesse (que organiza o evento), defende que a expansão do evento seja limitada às pessoas certas, e não, necessariamente, à quantidade de visitantes. " A gente precisa de um evento com as pessoas certas e que dê conforto para todos os participantes. A gente nunca buscou um evento com muitas pessoas, a gente sempre buscou um evento com as pessoas ideais para os nossos expositores", afirma o executivo.

Outras máquinas

O evento não foi composto apenas de aeronaves. Diversas máquinas de marcas luxuosas também estão presentes, como a Yachtmax, que estará no evento com o Okean 57, um barco de 17,4 metros de comprimento.

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Okean 57, um barco de 17,4 metros de comprimento e que as laterais se expandem para aumentar a área útil quando está parado
Okean 57, um barco de 17,4 metros de comprimento e que as laterais se expandem para aumentar a área útil quando está parado Imagem: Alexandre Saconi

O modelo tem varandas laterais se abrem quando o barco está parado, suíte, cabine de hóspedes com banheiro social, sala integrada e cozinha externa. Apesar de se dedicar ao mar, a marca diz que a participação no evento se deve à afinidade com o público convidado.

"Estar no Catarina Aviation é mais do que participar de um evento; é estar próximo do público que tem e valoriza as mesmas experiências, sejam elas no mar ou no ar", diz Roberto Paião, o diretor-presidente do Grupo Okean, em nota.

A Schaefer Yachts trouxe o Schaefer V44, com 13,4 metros. Seu preço custa a partir de R$ 6 milhões, e o barco comporta 14 pessoas durante o dia e quatro durante a noite.

McLaren 750S em exposição no Catarina Aviation Show
McLaren 750S em exposição no Catarina Aviation Show Imagem: Alexandre Saconi

Já entre as marcas de automóveis, estão exemplares trazidos pela empresa de comércio exterior Comextport, como a McLaren 750S, o Aston Martin Vanquish e o Mercedes-AMG S 63 E Performance.

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O evento também conta com as marcas de automóveis Ferrari e Rolls Royce.

Marca italiana de helicópteros Leonardo fez uma dobradinha com um helicóptero AW109 GrandNew e um Porsche Stuttgart
Marca italiana de helicópteros Leonardo fez uma dobradinha com um helicóptero AW109 GrandNew e um Porsche Stuttgart Imagem: Alexandre Saconi

Linha de helicóptero exclusiva

O Catarina já conta com traslado de helicóptero para os seus clientes. Mas, com o aumento da demanda, terá um reforço da empresa Revo, que fará uma rota exclusiva ligando a região da Faria Lima, na capital, até o evento.

Os voos terão duração de 20 minutos, e os interessados podem adquirir os assentos individualmente ou fretar o helicóptero inteiro para o voo. Já falamos da Revo aqui.

* O colunista viajou a São Roque a convite da organização do Catarina Aviation Show

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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