Todos a Bordo

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Reportagem

Voei no Embraer Phenom 300, o jato executivo leve mais vendido do mundo

O jato Phenom 300 é um dos modelos de maior sucesso da divisão de aviação executiva da fabricante brasileira Embraer. Há 13 anos ele é o jato leve mais vendido do mundo, marca obtida apenas dois anos após seu lançamento no mercado. A convite da Embraer, voei no modelo em um sobrevoo pelo interior paulista para contar como é a experiência.

Ao mesmo tempo, também é o jato executivo mais voado nos Estados Unidos, considerando pousos e decolagens. Desde julho de 2023, o modelo brasileiro desbanca tradicionais exemplares norte-americanos em número de operações.

Phenom 300E, da Embraer: Versão modernizada do jato leve mais vendido do mundo há 13 anos consecutivos
Phenom 300E, da Embraer: Versão modernizada do jato leve mais vendido do mundo há 13 anos consecutivos Imagem: Alexandre Saconi

Apenas entre maio de 2024 e abril de 2025, foram 416.528 pousos e decolagens do jato nos EUA, frente a 349.344 do segundo colocado, o jato Citation Excel da Cessna (Textron Aviation).

Versão modernizada

O Phenom 300 é um jato executivo bimotor leve, que começou a operar em 2009. Sua capacidade de transporte é de até 10 passageiros mais o piloto.

Phenom 300E, da Embraer: Versão modernizada do jato leve mais vendido do mundo há 13 anos consecutivos
Phenom 300E, da Embraer: Versão modernizada do jato leve mais vendido do mundo há 13 anos consecutivos Imagem: Alexandre Saconi

Existem duas versões do jato, o Phenom 300 e o Phenom 300E, versão modernizada, com novos motores, equipamentos de voo e outro tipo de interior.

O voo

Phenom 300E, da Embraer: Versão modernizada do jato leve mais vendido do mundo há 13 anos consecutivos
Phenom 300E, da Embraer: Versão modernizada do jato leve mais vendido do mundo há 13 anos consecutivos Imagem: Alexandre Saconi
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A decolagem aconteceu a partir do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, localizado na cidade de São Roque, em São Paulo. Como era uma demonstração, foi feita uma decolagem de performance, ou seja, nas velocidade e inclinações máximas do modelo.

O objetivo não era tornar a experiência de voo uma montanha-russa, mas mostrar que o modelo tem capacidade de performar em pistas curtas.

Tela do sistema de entretenimento do Phenom 300E: Modelo é retrátil e pode virar para o lado, o que é útil caso alguém esbarre nela ao se movimentar durante o voo
Tela do sistema de entretenimento do Phenom 300E: Modelo é retrátil e pode virar para o lado, o que é útil caso alguém esbarre nela ao se movimentar durante o voo Imagem: Alexandre Saconi

Na sequência, subimos em poucos minutos a até, aproximadamente, 13 km de altitude, onde ficamos sobrevoando a região do interior paulista. Após nivelarmos a aeronave, conversamos com Ricardo Carvalhal, diretor de engenharia de vendas da divisão de jatos executivos da Embraer.

O voo era bem silencioso, mais do que em muitas fases de voos comerciais. O interessante é que os barulhos agudos, que tendem a incomodar mais, ficavam mais abafados, tornando o voo mais agradável.

Interior do jato executivo Embraer Phenom 300E
Interior do jato executivo Embraer Phenom 300E Imagem: Divulgação/Embraer
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Mesmo com o espaço restrito de um jato desse porte, a movimentação na cabine se dava de forma tranquila, até mesmo para uma pessoa como eu, com 1,86 metro de altura. Além das seis poltronas, o avião contava com um sofá para duas pessoas, localizado em frente à porta e a uma galley, uma espécie de mini cozinha do avião.

Realmente, o avião dá uma impressão menor de chacoalhar durante a decolagem, justamente por ter menos massa que as grandes aeronaves comerciais. Ao fundo da cabine há um banheiro, equipado com pia e um assento que pode ser usado poltrona para os passageiros.

Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300
Recorte mostra o interior do jato executivo Embraer Phenom 300 Imagem: Divulgação/Embraer

Após cerca de uma hora de voo, retornamos para a nossa origem, onde ainda foi possível acompanhar os sistemas de segurança adicionais do Phenom 300E. Um deles é o alerta de tesoura de vento, um tipo de movimentação do ar que faz o avião se mover na vertical de maneira indevida.

Outro foi o Roaas, sistema que avisa aos pilotos se a pista à frente será suficiente para o pouso. Dependendo de configurações do avião, peso, vento, entre outras, o computador do avião calcula cinco vezes por segundo se o trecho que ainda falta para o fim da pista permitirá um pouso seguro. Caso não, o piloto é instruído a arremeter.

Cauda e motor do avião Phenom 300E usado para demonstração: UOL voou com a Embraer para conhecer o modelo
Cauda e motor do avião Phenom 300E usado para demonstração: UOL voou com a Embraer para conhecer o modelo Imagem: Alexandre Saconi
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Um terceiro que pude conhecer, mas, felizmente, não foi necessário, é a descida automática de emergência. Caso o avião despressurize e os ocupantes desmaiem, o Phenom 300E desce sozinho até uma altitude onde o ar é respirável, desvia da rota e muda o transponder da aeronave para um código de emergência para avisar o controle de tráfego aéreo.

Do momento do toque no solo até a parada total, transcorreram poucos metros. A frenagem foi intensa, mas não brusca, mostrando a capacidade de parada em pistas curtas.

Ficha técnica

Detalhes do Phenom 300E, avião da Embraer que é o mais vendido da categoria no mundo por 13 anos consecutivos
Detalhes do Phenom 300E, avião da Embraer que é o mais vendido da categoria no mundo por 13 anos consecutivos Imagem: Alexandre Saconi

Modelo: Phenom 300E
Fabricante: Embraer
Velocidade máxima de cruzeiro: 859 km/h
Tamanho de pista para decolagem: 978 metros (Com o peso máximo) ou 674 metros (com cinco ocupantes a bordo)
Altura: 5,1 metros
Comprimento: 15,6 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 15,9 metros
Altura interior da cabine: 1,5 metro
Largura da cabine: 1,55 metro
Comprimento da cabine: 5,23 metros
Tamanho do bagageiro: 2.400 litros
Capacidade: Até 10 passageiros
Altitude máxima de voo: 13,7 km de altitude
Autonomia: Até 3.723 km de distância (levando cinco pessoas a bordo)
Preço: US$ 14,5 milhões (condições econômicas de 2025)

Vista da janela do jato executivo Embraer Phenom 300E durante voo sobre o interior de São Paulo
Vista da janela do jato executivo Embraer Phenom 300E durante voo sobre o interior de São Paulo Imagem: Alexandre Saconi
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Bagageiro dianteiro do Phenom 300E, jato mais voado nos EUA em quantidade de pousos e decolagens
Bagageiro dianteiro do Phenom 300E, jato mais voado nos EUA em quantidade de pousos e decolagens Imagem: Alexandre Saconi
Painel de controle da iluminação e bocal difusor do ar condicionado do Phenom 300E: Sistema do jato da Embraer funciona por touchscreen
Painel de controle da iluminação e bocal difusor do ar condicionado do Phenom 300E: Sistema do jato da Embraer funciona por touchscreen Imagem: Alexandre Saconi

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