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Azul devolverá aviões no plano de recuperação judicial. Veja quais

A Azul irá devolver alguns de seus aviões no processo de reestruturação judicial que está passando nos Estados Unidos, chamado de Chapter 11. A medida foi tomada pela empresa para ajustar as contas e conseguir se recuperar de sucessivos prejuízos em suas contas.

No primeiro trimestre de 2025, a empresa contava com uma frota de 184 aeronaves, entre elas, os modelos Embraer E195, ATR 72, Cessna Caravan e Airbus A320, A321 e A330.

Devoluções

Em coletiva de imprensa após a entrada com o pedido de recuperação judicial nos EUA, o vice-presidente institucional e corporativo da Azul, Fábio Campos, explicou que, no processo de otimização da frota, o objetivo é devolver aeronave de versões antigas e mudar encomendas, para reduzir o plano de entregas de novos aviões.

Assim, a frota planejada para os próximos anos seria reduzida em 35%, incluindo pedidos futuros. Campos destacou que essa redução é na frota planejada, e não na atual, já que os aviões que serão devolvidos são aqueles que já não estão voando devido à falta de suprimentos no mercado mundial da aviação.

"São aeronaves que já estavam paradas por falta de motores durante os últimos meses, ou por falta de peças, e por isso não estavam voando atualmente na frota da Azul. Então não é uma redução de 35% da frota atual. [...] Parte desse número são aviões que já estão parados e parte desse número, na verdade, são pedidos futuros", afirma Campos.

A empresa solicitou à corte responsável pelo processo nos EUA a devolução das seguintes aeronaves que estão na frota atualmente:

  • 2 Boeings 737 cargueiros
  • 3 ATR 72
  • 12 Embraer E195 E1

Conheça detalhes dos modelos a seguir.

Boeing 737 cargueiro

Aeronave Boeing 737 cargueira da Azul Cargo: Exemplar é um dos devolvidos pela empresa após pedido de Chapter 11
Aeronave Boeing 737 cargueira da Azul Cargo: Exemplar é um dos devolvidos pela empresa após pedido de Chapter 11 Imagem: Divulgação/Azul
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A empresa operou com dois Boeings 737 de carga durante um tempo. Hoje, essas aeronaves se encontravam paradas, já que a Azul os trocou por aviões Airbus A321 cargueiros.

Modelo: 737 cargueiro
Fabricante: Boeing
Altura: 12,5 metros
Comprimento: 39,5 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 35,8 metros
Peso máximo de decolagem: 79 toneladas
Capacidade de carga: 20,8 toneladas
Autonomia: 3.700 km (com peso máximo)

Embraer E195 E1

Imagem ilustrativa de avião Embraer E195 E1 da Azul: Empresa irá devolver alguns exemplares do modelo e priorizar os E2, de segunda geração
Imagem ilustrativa de avião Embraer E195 E1 da Azul: Empresa irá devolver alguns exemplares do modelo e priorizar os E2, de segunda geração Imagem: Divulgação/Azul

Esse é o maior avião de passageiros fabricado pela Embraer. A Azul ainda opera alguns exemplares da primeira geração do avião, que tem menor capacidade que o E195 E2, versão modernizada do jato.

Modelo: E195 E1
Fabricante: Embraer
Altura: 10,5 metros
Comprimento: 38,7 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 28,7 metros
Peso máximo de decolagem: 50,8 toneladas
Capacidade: Até 124 assentos
Autonomia: 4.260 km

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ATR 72

Imagem ilustrativa de avião ATR 72-600 da Azul: Parte das aeronaves do modelo serão devolvidas pela Azul em plano de reestruturação judicial
Imagem ilustrativa de avião ATR 72-600 da Azul: Parte das aeronaves do modelo serão devolvidas pela Azul em plano de reestruturação judicial Imagem: Divulgação/Azul

Fabricado pela ATR, parceria das fabricantes Airbus e a italiana Leonardo, o turboélice é usado em rotas regionais devido à sua versatilidade para pousos em pistas curtas.

Modelo: ATR 72-600
Fabricante: ATR
Altura: 10,5 metros
Comprimento: 27,2 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 27 metros
Peso máximo de decolagem: 23 toneladas
Capacidade: Até 78 assentos
Autonomia: 1.370 km (com capacidade máxima)

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Na primeira versão da coluna constava o modelo 737-800BCF como sendo o da Azul. A ficha técnica foi corrigida.

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