Azul devolverá aviões no plano de recuperação judicial. Veja quais

Ler resumo da notícia
A Azul irá devolver alguns de seus aviões no processo de reestruturação judicial que está passando nos Estados Unidos, chamado de Chapter 11. A medida foi tomada pela empresa para ajustar as contas e conseguir se recuperar de sucessivos prejuízos em suas contas.
No primeiro trimestre de 2025, a empresa contava com uma frota de 184 aeronaves, entre elas, os modelos Embraer E195, ATR 72, Cessna Caravan e Airbus A320, A321 e A330.
Devoluções
Em coletiva de imprensa após a entrada com o pedido de recuperação judicial nos EUA, o vice-presidente institucional e corporativo da Azul, Fábio Campos, explicou que, no processo de otimização da frota, o objetivo é devolver aeronave de versões antigas e mudar encomendas, para reduzir o plano de entregas de novos aviões.
Assim, a frota planejada para os próximos anos seria reduzida em 35%, incluindo pedidos futuros. Campos destacou que essa redução é na frota planejada, e não na atual, já que os aviões que serão devolvidos são aqueles que já não estão voando devido à falta de suprimentos no mercado mundial da aviação.
"São aeronaves que já estavam paradas por falta de motores durante os últimos meses, ou por falta de peças, e por isso não estavam voando atualmente na frota da Azul. Então não é uma redução de 35% da frota atual. [...] Parte desse número são aviões que já estão parados e parte desse número, na verdade, são pedidos futuros", afirma Campos.
A empresa solicitou à corte responsável pelo processo nos EUA a devolução das seguintes aeronaves que estão na frota atualmente:
- 2 Boeings 737 cargueiros
- 3 ATR 72
- 12 Embraer E195 E1
Conheça detalhes dos modelos a seguir.
Boeing 737 cargueiro

A empresa operou com dois Boeings 737 de carga durante um tempo. Hoje, essas aeronaves se encontravam paradas, já que a Azul os trocou por aviões Airbus A321 cargueiros.
Modelo: 737 cargueiro
Fabricante: Boeing
Altura: 12,5 metros
Comprimento: 39,5 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 35,8 metros
Peso máximo de decolagem: 79 toneladas
Capacidade de carga: 20,8 toneladas
Autonomia: 3.700 km (com peso máximo)
Embraer E195 E1

Esse é o maior avião de passageiros fabricado pela Embraer. A Azul ainda opera alguns exemplares da primeira geração do avião, que tem menor capacidade que o E195 E2, versão modernizada do jato.
Modelo: E195 E1
Fabricante: Embraer
Altura: 10,5 metros
Comprimento: 38,7 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 28,7 metros
Peso máximo de decolagem: 50,8 toneladas
Capacidade: Até 124 assentos
Autonomia: 4.260 km
ATR 72

Fabricado pela ATR, parceria das fabricantes Airbus e a italiana Leonardo, o turboélice é usado em rotas regionais devido à sua versatilidade para pousos em pistas curtas.
Modelo: ATR 72-600
Fabricante: ATR
Altura: 10,5 metros
Comprimento: 27,2 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 27 metros
Peso máximo de decolagem: 23 toneladas
Capacidade: Até 78 assentos
Autonomia: 1.370 km (com capacidade máxima)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.