IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Agricultura 4.0: três pontos a considerar na escolha do maquinário

BB Seguros  - Adobe
BB Seguros
Imagem: Adobe

UOL Content_Lab para BB SEGUROS

09/12/2019 16h24

Cada vez mais presente nas plantações do Brasil, a tecnologia ajudou o país a dar um salto na produtividade. Hoje ocupa hoje o posto de segundo maior produtor de alimentos do planeta. Dados da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) mostram que 67% das propriedades agrícolas já adotaram algum tipo de inovação.

Por ser um investimento caro e de longo prazo, a decisão de comprar um maquinário exige planejamento. Errar nesse momento pode comprometer a eficiência da produção e até provocar custos extras.

Veja três principais pontos a considerar antes de investir em um equipamento:

1. Defina as necessidades

O primeiro fator a ser levado em conta é saber quais são as necessidades da lavoura e se o maquinário que pretende comprar vai conseguir atender as demandas da propriedade e ajudar na produção.

Colheitadeiras, semeadoras, pulverizadores e tratores são as máquinas agrícolas mais utilizadas. O equipamento precisa ser adequado ao tipo de produção e à área que será cultivada.

2. Garantia e assistência

Uma máquina parada pode representar prejuízos sérios na lavoura. Por isso, outro ponto a ser analisado é a garantia dada pelo fornecedor, que é o tempo mínimo de uso total das funcionalidades da máquina. Busque um fornecedor que se preocupe em manter um bom relacionamento no pós-venda, ofereça assistência e conte uma equipe de consultores que possa atendê-lo em diversas situações, como quando há necessidade de reposição de peças, por exemplo. Não se esqueça de registrar todas essas informações em contrato.

3. Investimentos

A compra de um maquinário é um investimento grande, que pode comprometer o fluxo de caixa do negócio. Se o gasto é feito sem planejamento financeiro, pode até impossibilitar a expansão da produção nas safras seguintes. Por isso é importante avaliar o capital a ser aplicado na compra, tendo em vista a previsão de rendimentos futuros da lavoura e as condições de pagamento.

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para BB SEGUROS e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL