IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

3 sinais de que está na hora de fazer uma reforma elétrica em casa

UOL Content_Lab para BB SEGUROS

09/12/2019 15h34

Assim como qualquer parte estrutural de uma residência, a rede elétrica também exige vistoria de tempos em tempos. O recomendável por especialistas é que essa avaliação seja realizada a cada cinco anos, mas nem sempre os moradores se preocupam com a manutenção de fios, cabos, tomadas e interruptores.

Seja por esquecimento ou desconhecimento, a falta de manutenção das instalações elétricas podem resultar em perdas de equipamentos, choques ou, nos casos mais graves, até incêndios.

Conheça 3 sinais de que é hora de fazer uma reforma elétrica:

1. A idade da instalação

Quanto mais antiga é a construção, maior a chance das instalações elétricas estarem ultrapassadas ou danificadas. Redes antigas em geral apresentam conduítes estreitos, que comportam menos fios. Anos atrás, esse tipo de instalação era o suficiente para as residências, mas com o aumento da quantidade de equipamentos eletrônicos utilizados, o conduíte antigo não comporta mais a quantidade de fios necessários à instalação

Além disso, com o passar do tempo, os fios começam a ficar ressecados, descascados ou corroídos. Nesses casos, a necessidade de troca é imediata. Outro cuidado: o uso de equipamentos antigos podem sobrecarregar a rede elétrica e causar problemas, como curtos-circuitos.

2. Disjuntor que avisa, amigo é...

Quando o disjuntor desarma com frequência é mau sinal. Isso porque esses equipamentos são projetados para interromper a energia em condições anormais, como curto-circuitos ou sobrecarga. Se o que era para ser uma eventualidade passa a ser uma rotina, isso é uma indicação clara de que algo não vai bem: está na hora de fazer manutenção na rede elétrica.

Outro ponto de atenção são os famosos choques. Tomar choques no registro do chuveiro ou ao usar eletrodomésticos, como ao abrir a geladeira, por exemplo, é mais um sinal de que há algo de errado. Esses incômodos podem indicar defeitos pontuais nos equipamentos, mas também podem significar que há um problema maior na rede.

3. Cheiro de queimado?

Esse é um dos indícios que mais chamam atenção: o cheiro de queimado que corriqueiramente precede um curto-circuito ou incêncio. Quando a rede elétrica é feita com fios finos ou de qualidade duvidosa, ou até mesmo quando já estão bastante gastos, eles muitas vezes sofrem sobrecarga. Quando a carga é alta e a rede não está preparada para recebê-la, os fios esquentam o suficiente para derreter a capa de proteção e queimar.

Tomadas e plugs de equipamentos escurecidos e chamuscados também são forte indício de que há algo errado com a rede elétrica. Outros pontos de atenção, que podem indicar que está na hora de uma reforma, incluem: lâmpadas que se queimam facilmente, com tempo de vida menor que o previsto; e tomadas e interruptores que esquentam.

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para BB SEGUROS e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL