IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Temporada de chuvas? 5 pontos de atenção em casa para evitar danos

bb seguros casa alagada - Divulgação
bb seguros casa alagada Imagem: Divulgação

UOL Content_Lab para BB SEGUROS

09/12/2019 15h39

Com o clima mais quente e a chegada do verão, chegam também as fortes chuvas, os alagamentos e o vendavais na região Sudeste do país. No Nordeste, elas dão as caras no período do inverno. Seja em qual for a estação, quando a umidade vem em alta incidência pode trazer grandes transtornos em casa e até prejuízos sérios para o seu lar.

Chuvas intensas, com bastante vento, são grandes responsáveis por ocasionar goteiras, vazamentos e infiltrações — que, em última instância, podem resultar em graves problemas estruturais na casa.

Veja os principais pontos de atenção para se prevenir dos danos das chuvas:

1. Telhas

Para prevenir goteiras, é preciso averiguar todos os anos a situação do telhado e promover a sua manutenção, quando necessário. Uma telha mal posicionada durante uma chuva forte já pode causar diversos danos e trocar aquelas que estão quebradas ou rachadas ajuda a garantir que não haja infiltrações.

2. Estrutura do telhado

Outro ponto a ser analisado é a integridade da estrutura das madeiras que sustentam o telhado. Se forem antigas, apresentando rachaduras ou mofos, elas também podem deslocar telhas e provocar infiltrações. Quando em situação muito precária, há ainda o risco de desabamento da estrutura com as chuvas fortes. Nesses casos, faça uma reforma imediata.

3. Calhas

Nem sempre as goteiras e infiltrações acontecem por um problema estrutural no telhado. Problemas nas calhas, que promovem a drenagem da água da chuva, podem provocar pequenos alagamentos na laje. Folhas de árvores, sujeira da rua, ou mesmo de passarinhos podem ser os "vilões". Por isso, outra medida essencial é fazer essa verificação e limpeza das calhas ao menos a cada seis meses.

4. Drenagem

Ao construir a casa, verifique a possibilidade de instalar drenos e canaletas ao redor do terreno, criando caminhos de desvio da água da chuva para uma área específica, como um reservatório. Se o local possuir quintal, ou áreas externas, o ideal também é não impermeabilizar o solo com cimento, assim a água tem para onde escoar. Também fique atento à limpeza de ralos semanalmente: se entupidos, podem facilmente facilitar o acúmulo de água.

5. Sacadas, janelas e portas

Até quem mora em apartamento precisa estar atento aos danos da chuva forte. Sacadas abertas com ralos, quando ficam entupidos, podem virar pequenas piscinas, provocando a entrada da água em casa. Por isso, é interessante fazer manutenção do sistema hidráulico de tempos em tempos, a fim de garantir que os canos estejam em bom estado. Para evitar a entrada da água das chuvas fortes, também é importante antes da temporada de umidade mais intensa verificar se janelas e portas externas estão bem vedadas.

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para BB SEGUROS e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL