IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

3 ações sustentáveis para tornar o ambiente da empresa mais prazeroso

UOL Content_Lab para BB SEGUROS

09/12/2019 15h19

Manter um clima agradável na empresa é importante para que todos na equipe se sintam bem, estejam motivados e produzam melhor. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em parceria com a Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, aponta que um profissional feliz é 31% mais produtivo em relação aos demais, tem nível de criatividade três vezes maior e melhora o desempenho em vendas em 37%.

Mudanças no espaço de trabalho, com medidas sustentáveis, podem ajudar o negócio a construir um ambiente mais agradável, ao mesmo tempo que promovem o respeito ao meio ambiente e a economia de recursos naturais.

Veja três ações para melhorar o ambiente de trabalho de forma sustentável:

1. Ajuste a iluminação natural

Quando bem ajustada, a luz do sol pode ser uma aliada do bem-estar no ambiente de trabalho. Isso porque ela é mais confortável aos olhos, e faz bem à saúde, ajudando na absorção de vitaminas. Mas sua incidência direta também pode gerar incômodos e superaquecer o ambiente.

Busque aproveitar ao máximo a luz natural, mas evite que ela incida nas bancadas de trabalho. Antes de posicionar os móveis, estude o comportamento da luz ao longo do dia. Use cortinas e persianas se for necessário modular a incidência do sol. Caso não seja, prefira a luz natural ao uso de lâmpadas na maior parte do tempo.

2. Reduza os descartáveis

Incentive o uso de copos de vidro, garrafas reutilizáveis, canecas e canudos de metal na empresa. Se achar interessante e não pesar muito no caixa, presenteie sua equipe com esses itens. O engajamento dos funcionários com a mudança de hábitos pode ajudá-los a repensar outras atitudes, inclusive profissionais, gerando desenvolvimento pessoal.

Além de ser benéfico ao meio ambiente, o corte dos gastos com descartáveis gera uma economia em cadeia para a empresa, pois há redução de custos com a gestão de resíduos, com serviço de limpeza, compra de sacos para as lixeiras e também economia de tempo de quem faz compras de suprimentos.

3. Mantenha plantas e ventilação natural

As plantas são ótimas companheiras de trabalho e alegram o ambiente. Além disso, ajudam a melhorar o conforto térmico. Aliadas à ventilação natural, as plantas tornam o ambiente mais saudável. O ar circulando unido ao frescor e purificação das plantas reduz a necessidade de uso de ar-condicionado em boa parte do tempo.

Para gerar esse efeito, procure espécies que refresquem o espaço e ajudem a eliminar toxinas, como areca-bambu, gérbera e samambaia. Em locais com maior incidência de calor, vale apostar nos jardins verticais, que podem ser instalados tanto em áreas externas como internas.

Esta página é uma produção do UOL Content_Lab para BB SEGUROS e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL