IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Onde e como a indústria está em nossas vidas?

14/07/2021 14h00

Do Latim industria, sem acento, essa palavra foi formada pelos termos indu-, "em, dentro", mais -struere, "construir, empilhar". Hoje ela é usada principalmente para descrever o setor de produção da economia moderna.

Por isso, é bem comum que a gente ainda pense em linhas de produção e expressões como PIB e outras estatísticas ao ouvir a palavra indústria, não é mesmo? No dia a dia, talvez seja difícil imaginar o quanto esse setor está presente em nossa vida.

Mas, praticamente tudo o que comemos, usamos ou compramos vem da indústria ou passa por ela. Se você observar com cuidado, verá que ela faz parte de todo o seu dia a dia e está sempre por perto. Até mais: ela está presente em nossas vidas desde bem cedo, muitas vezes nos momentos mais importantes. Quer ver só?

A indústria está nos primeiros aprendizados

Você se lembra do frio na barriga quando foi aprender a andar de bicicleta? Aquela bike que provavelmente foi um dos primeiros desafios e marcou sua memória foi toda fabricada e montada pela indústria brasileira.

E, é claro, a sua segurança, proporcionada pelo capacete, cotoveleiras e outros equipamentos de proteção também saíram da nossa indústria.

A indústria está na sua rotina

Você acorda, toma seu banho, passa aquele café, coloca um look impecável e segue para o trabalho? Esse ritual diário acontece graças à indústria.

O café é uma das produções mais antigas do Brasil - e também uma das mais reconhecidas mundialmente pela sua excelência. A indústria têxtil também está presente em nosso país há muitos anos, produzindo tecidos de altíssima qualidade.

Já as suas peças de roupa foram desenhadas e produzidas por um designer moderno, seguindo (ou criando) as últimas tendências. A indústria da moda, joias e cosméticos ajuda você a arrasar todos os dias.

Tudo o que consumimos é produzido por ela. Só em Minas Gerais, a indústria reúne mais de 1 milhão de trabalhadores preparados para produzir itens indispensáveis para a sociedade. É tanta gente, que há grandes chances de você conhecer alguém que trabalha diretamente nesse setor.

E ainda maior que esse número é o PIB que a indústria mineira produz: em 2018, foram mais de R$ 142 bilhões (imagine nove números zeros depois de 142!).

Nossa indústria está com você e também está no mundo inteiro. Só em 2019, o setor exportou mais de US$ 20 bilhões, principalmente para mercados como China, Estados Unidos, Europa e Argentina.

A indústria se move com você

E você se move com ela. A indústria automobilística leva você aos seus destinos, sempre fabricando automóveis que respeitam padrões rigorosos de segurança e design. E o aparelho de som que toca suas playlists preferidas para embalar o caminho também é fabricado por ela.

Ah, e a rua, o asfalto, a sinalização e toda a infraestrutura urbana também é nossa indústria que produz. Já imaginou de quanta coisa a gente teria que abrir mão sem essa parte tão importante que raramente a gente para pra pensar de onde vem?

A indústria está com você agora

Você está lendo essa matéria em um notebook ou no seu celular? Ou talvez em um tablet? Não importa, nossa indústria produz de tudo. Se estamos tão perto, mesmo estando distantes, é porque sempre a indústria brasileira está lá com a gente.

E o que você vai fazer depois que fechar este texto? Quer apostar que a indústria vai estar lá?

Este é um conteúdo de autoria da FIEMG e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.