Benefícios flexíveis mudam a experiência dos colaboradores no trabalho
Funcionários podem escolher a melhor forma de usar seus benefícios por meio de smartcard e aplicativo conectados
Há cerca de um ano e meio uma revolução aconteceu na vida dos trabalhadores mundo afora. De uma hora para outra o que era casa se tornou escritório e os já tênues limites entre vida profissional e pessoal se tornaram ainda mais indefinidos. Diante deste cenário, as empresas não tinham outra saída senão olhar com mais atenção a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
De acordo com o estudo Tendências Globais de Talentos, realizado pela consultoria Mercer, 68% das empresas precisaram readequar seus programas de benefícios para oferecer uma experiência única, competitiva e diferenciada aos funcionários. Mais do que fornecer os já tradicionais vales-refeição ou alimentação e plano de saúde, era preciso também proporcionar suporte para saúde mental e infraestrutura para o colaborador trabalhar de casa.
"No primeiro mês de isolamento nós recebemos da empresa o cartão para a compra de itens necessários para o home office, como cadeira e kit ergonômico. Em seguida, continuamos recebendo um valor mensal no cartão, que podemos usar em diferentes estabelecimentos. Eu utilizo mais com alimentação, mas pelo aplicativo eu posso controlar onde quero gastar. Facilitou muito a gestão e controle dos gastos", afirma Anne Coelho, analista júnior de logística em uma multinacional de linha branca.
O cartão a que Anne se refere é um exemplo de benefício flexível, modalidade de benefício corporativo que cresceu na pandemia diante deste cenário. Disponíveis no Brasil desde 2016, quando surgiu a Vee Benefícios, eles reúnem em um único cartão diferentes categorias de benefícios, de alimentação a mobilidade, passando por saúde, educação e cultura. A decisão de como o benefício será usado é do próprio colaborador, que pode movimentar o valor disponível por meio de um aplicativo.
Muito além de plano de saúde e vale-refeição
De acordo com estudo realizado pela Feedz, plataforma de engajamento de colaboradores em parceria com a Vee Benefícios e a plataforma de psicologia online Vittude, benefícios como plano de saúde e vale-refeição são considerados básicos nas empresas com maiores níveis de satisfação. A oferta de um pacote de benefícios robusto pode elevar o eNPS (Employment Net Promoter Score), índice usado para mensurar o engajamento dos colaboradores, para 70, considerando uma escala de 0 a 100.
Para chegar a esses resultados, o estudo entrevistou 1.129 trabalhadores de 800 empresas de diferentes segmentos no país. Quanto mais próximo de 100 este índice, maior a satisfação e a chance de os colaboradores se tornarem promotores da companhia.
"Os novos tempos exigem atenção às pessoas e, consequentemente, às particularidades individuais. O grande diferencial dos benefícios flexíveis é que eles levam isso em conta, já que permitem às empresas oferecer uma gama maior de opções e aos colaboradores utilizar o auxílio recebido nas categorias mais adequadas às suas necessidades. Tudo isso de forma simples para o RH e intuitiva para usuários", afirma Marcelo Ramos, um dos fundadores da Vee Benefícios e atual Co-General Manager da Swile Brasil.
Novos benefícios para novos tempos
Atenta às mudanças nas relações de trabalho mundo afora, a Swile, worktech global criada na França em 2016, acaba de chegar ao Brasil, após a aquisição da Vee Benefícios, e pretende transformar a vida do colaborador no trabalho. A companhia, que conquistou o status de unicórnio, batendo US$ 1bi de valor de mercado, deve ampliar as funcionalidades disponíveis no Brasil.
Atualmente, é possível oferecer oito categorias de benefícios para os colaboradores por meio do aplicativo: refeição, alimentação, mobilidade, home office, cultura, educação e saúde. Por ser um cartão bandeirado, tem ampla aceitação, o que contribui na organização do orçamento doméstico, segundo Marcelo Ramos. "Não é raro ouvirmos casos de pessoas que preferem usar o vale-refeição para outras finalidades mais urgentes em fases mais complicadas da vida, como esta que vivemos, e com essa solução é possível. E a escolha do benefício que será usado é feita a um clique, via aplicativo", completa.
Com as tecnologias já disponíveis na França, em breve, os brasileiros também poderão incluir na solução experiências e ferramentas de engajamento, melhorando o relacionamento entre funcionário e empresa. Os novos recursos serão ainda mais importantes com times híbridos, com parte da equipe presencial e parte remota, o que aparenta ser tendência no pós-pandemia. A facilidade na gestão permite proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores onde quer que eles estejam.
"O Brasil é líder no mercado de benefícios corporativos, movimentando R$150 bilhões anualmente. Temos tradição no setor e podemos mostrar ao mundo que existem opções de benefícios mais adequadas aos novos tempos, promovendo mais qualidade de vida no trabalho. Dados comprovam que a oferta de benefícios tem impacto em engajamento e satisfação e, no final do dia, é isso que tanto empresas quanto colaboradores querem", reforça Ramos.
Com o cartão e o aplicativo, a Swile está presente na rotina de mais de 500.000 usuários de 153.000 empresas no Brasil e na França. Mas os planos da companhia são mais ambiciosos e ela pretende se tornar líder global em experiência do colaborador, extrapolando o mercado de benefícios corporativos. Se depender da vontade da companhia, mais mudanças vêm por aí.
Este conteúdo é de autoria da Swile e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.
Publicado em outubro de 2021