IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Conheça a Sylvamo, A Empresa de Papel do Mundo

Viveiro Sylvamo  - Divulgação
Viveiro Sylvamo Imagem: Divulgação

Sylvamo

26/01/2022 16h41Atualizada em 28/01/2022 17h31

A Sylvamo (NYSE: SLVM) tornou-se uma empresa independente de capital aberto em outubro de 2021, depois que a International Paper desmembrou seu negócio global de papel. A Sylvamo foca sua atuação no mercado de papéis para Imprimir e Escrever com as marcas já reconhecidas e admiradas pelo consumidor brasileiro Chamex, Chamequinho e Chambril (matéria-prima para bulas, cadernos e livros).

O nome da empresa fala sobre a sua conexão com as florestas. Sylvamo combina as palavras latinas "silva", que significa floresta, e "amo", amor, que traduz o seu "amor pelas florestas".

A visão da Sylvamo é ser A Empresa de Papel do Mundo: a empregadora, fornecedora e investimento preferidos e isso também demonstra sua crença de que profissionais engajados e motivados são fundamentais para seu sucesso. Os líderes da Sylvamo acreditam que a criação de valor para seus clientes permitirá que a empresa atinja suas metas financeiras, e cumpra sua tese de investimento atraente para os investidores.

Divulgação  - Divulgação - Divulgação
Área Fabril, Sylvamo
Imagem: Divulgação

Apesar da nova identidade, a empresa produz e vende suas marcas no Brasil há mais de 60 anos, produzidas nas fábricas situadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A Sylvamo emprega mais de 3 mil profissionais nas unidades fabris e na área florestal, produzindo mais de 1 milhão de toneladas de papel por ano no Brasil. Metade desse volume é vendido no Brasil e a outra metade é exportado para toda a América Latina e para mais de 60 países. A Sylvamo é a terceira maior exportadora de contêineres do porto de Santos.

No Brasil, a empresa possui e mantém 75 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e 25 mil hectares de florestas nativas para conservação ambiental em 30 municípios.

Segundo Rodrigo Davoli, presidente Sylvamo Brasil e vice-presidente sênior para América Latina, a empresa tem como propósito "produzir o papel que as pessoas precisam de maneira responsável e sustentável".

Rodrigo Davoli, presidente Sylvamo Brasil e vice-presidente sênior para América Latina - Divulgação - Divulgação
Rodrigo Davoli, presidente Sylvamo Brasil e vice-presidente sênior para América Latina
Imagem: Divulgação

A Sylvamo está comprometida com a saúde a longo prazo de todo o seu ecossistema, incluindo as florestas que ama, as comunidades onde vive e aqueles que dependem de seu papel. A empresa utiliza recursos renováveis e tem 8 certificações reconhecidas pelo mercado, comprovando o respeito e compromisso com a natureza. São elas: CERFLOR, FSC, ISO14001, Ecolabel Flower (LAN), Selo Verde (TL), ISO 45001 (TL).

Recentemente, a empresa apresentou as metas para 2030, demonstrando seu compromisso com a construção de um futuro melhor para as pessoas e o planeta. Os três objetivos são:

  1. Garantir ecossistemas florestais saudáveis
  2. Proteger e melhorar a vida de seus profissionais e apoiar suas comunidades
  3. Melhorar seu impacto climático e sua gestão de recursos naturais

Cada uma dessas metas inclui dois ou três objetivos específicos. Um deles é o comprometimento da empresa em reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1, 2 e 3 em 35% em comparação com a base de 2019.

A Sylvamo também está comprometida com a gestão da água, devolvendo 95% da água usada no processo de fabricação de papel para a bacia hidrográfica local. Reduzir o uso de água em 25% é um dos principais objetivos para as metas de 2030. A empresa continua trabalhando com autoridades governamentais e comunitários para melhorar a gestão da água.

Outro ponto importante que reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente, é que 80% da energia usada em suas fábricas são geradas à partir biomassa renovável em vez de combustíveis fósseis.

Divulgação  - Divulgação - Divulgação
Área de floresta plantada de eucalipto
Imagem: Divulgação

Sylvamo também mantém parcerias e programas com algumas das organizações de conservação mais respeitadas do mundo. O programa Raízes do Mogi Guaçu, uma parceria com o World Wildlife Fund Brasil (WWF), Copaíba e Instituto Federal Sul de Minas, atua na recuperação de nascentes naturais e margens de rios. Ao plantar árvores e plantas nativas da Mata Atlântica em regiões estratégicas com baixa cobertura florestal e alto risco de escassez de água, o programa já recuperou mais de 133 hectares.

Em parceria com o Instituto ATÁ, a empresa mantém o programa Verde Mel, que tem como foco aumentar a população de abelhas nativas e promover estudos sobre nutrição e processamento de produtos e subprodutos, criando receitas com chefs renomados e distribuindo abelhas em áreas estratégicas de restauração, o que fortalece a biodiversidade local e desenvolvimento socioeconômico.

Contribuir para as necessidades críticas continua sendo essencial para a empresa. A Sylvamo reconhece o poder transformador da educação e por isso é a principal apoiadora do Instituto Chamex, beneficiando mais de 320 mil pessoas em todo o Brasil e investindo mais de R$ 13 milhões ao longo dos 14 anos de história do instituto.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A Sylvamo promove uma cultura inclusiva e diversificada, onde todos os indivíduos se sentem bem-vindos, incluídos e valorizados. O programa da empresa se concentra em cinco categorias: étnico-racial, diversidade na liderança, mulheres na operação, PcDs e LGBTI+.

ESTRATÉGIA E PRESENÇA GLOBAL

Além dos negócios na América Latina, a Sylvamo opera na Europa e na América do Norte e possui escritório de vendas na Ásia. São mais de 7.000 profissionais nas sete fábricas, produzindo quase 3 milhões de toneladas de papel e 600 mil de celulose por ano. "Temos excelentes equipes comerciais e operacionais, ativos de baixo custo e marcas icônicas em todas as regiões, o que nos permite competir globalmente", disse Davoli.

A estratégia da empresa está sustentada em 3 pilares: excelência comercial, excelência operacional e disciplina financeira. Aproveitando um profundo conhecimento das aplicações de uso final dos produtos e dos negócios dos clientes a empresa irá ajudá-los a ter sucesso e continuará sendo uma companhia responsável e ágil.

E é assim que para criar valor para os seus profissionais, clientes, acionistas e comunidades, a Sylvamo sempre faz as coisas certas, do jeito certo e pelas razões certas.

Esta página é de autoria da Sylvamo e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em janeiro de 2022.