Operador negocia por engano R$ 1,5 tri em ações e assusta mercados do Japão
Uma transação trilionária com ações agitou os mercados do Japão nesta quarta-feira (1º). Por causa de um erro operacional de um funcionário do mercado financeiro japonês, foram feitas transações equivalentes a R$ 1,529 trilhão em ações de 42 grandes empresas, como Toyota, Honda, Canon e Sony. O valor é similar ao PIB (Produto Interno Bruto) da Suécia.
Segundo o jornal britânico "London Evening Standard", acredita-se que esse tenha sido o maior erro operacional com ações já registrado no mundo. O incidente foi registrado pelo órgão regulador dos mercados no Japão.
A operação foi cancelada antes que a ordem pudesse ser executada, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.
Operadores ouvidos pela agência afirmaram que a identidade do operador, desconhecida até agora, pode nunca ser revelada.
"Esse tipo de acordo é feito entre as partes (empresa e corretora). Assim, é difícil saber quem foi o responsável. Mas, considerando a escala do erro, imagino que seja um grande operador", afirmou à Bloomberg Sumiyo Yamamoto, vice presidente do Jefferies Japan, um banco de investimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.