IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar volta a fechar em queda, a R$ 3,378, antes de votação no Reino Unido

Do UOL, em São Paulo

22/06/2016 17h08

dólar comercial fechou em queda de 0,83% nesta quarta-feira (22), a R$ 3,378 na venda. Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,2%.

Com isso, o dólar acumula desvalorização de 6,49% no mês e de 14,44% no ano.

Votação no Reino Unido

No cenário externo, investidores estavam cautelosos sobre o referendo no Reino Unido nesta quinta-feira (23), que deve decidir se permanecem ou não na União Europeia (UE).

As últimas pesquisas das empresas Opinium e TNS preveem uma leve vantagem dos defensores da saída da UE.

Operadores temem que uma eventual saída do bloco possa afetar a economia global. Com isso, investidores tenderiam a assumir menos riscos, evitando aplicar recursos em mercados emergentes, como o Brasil.

Também há cautela por causa da possibilidade de nova alta de juros nos EUA, o que poderia atrair recursos para lá.

Estratégia do BC 

No Brasil, operadores discutiam a estratégia do Banco Central, que não atuou no mercado local de câmbio neste mês mesmo diante da possibilidade de o dólar mais baixo prejudicar as exportações.

Na véspera, o diretor de Política Monetária, Aldo Mendes, afirmou que o BC está esperando a definição de fatores internacionais, como o referendo britânico e a questão dos juros nos Estados Unidos, para decidir se vai agir. 

Cenário político

Ainda no cenário doméstico, participantes do mercado destacavam mostras de força do governo interino de Michel Temer, após aprovação no Senado do projeto de lei que estabelece novas regras de administração das empresas estatais. 

"As últimas votações no Congresso mostram que Temer parece ter uma base forte. Resta saber se será o suficiente para passar reformas mais importantes", disse a Elite Corretora, em nota.

Receba notícias do UOL Economia pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 97258-8073 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10

(Com Reuters)