IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem 3ª queda seguida e fecha a R$ 3,26, após eleição na Câmara

Do UOL, em São Paulo

14/07/2016 17h06

dólar comercial fechou esta quinta-feira (14) em queda de 0,46%, cotado a R$ 3,26 na venda. É a terceira baixa seguida da moeda norte-americana, que havia caído 0,71% na véspera

Mesmo com a queda de hoje, o dólar ainda acumula alta de 1,44% no mês. No ano, no entanto, a moeda acumula desvalorização de 17,44%.

Eleição na Câmara

Investidores estavam otimistas com a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara dos Deputados. O político é considerado pragmático e com bom relacionamento com o presidente interino, Michel Temer, segundo analistas.

Para Temer, a vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara ajudou a pacificar a Casa e dará harmonia aos poderes Executivo e Legislativo.

A votação foi bem recebida pelo mercado, que demonstrava preocupação com o crescimento da candidatura de Marcelo Castro (PMDB-PI). Castro se posicionou contra o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, assustando investidores que culpam as políticas adotadas por ela por aprofundar a crise econômica no Brasil.

Atuação do BC

O Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio, o que evitou uma queda mais forte do dólar. 

Nesta sessão, o BC vendeu a oferta total de 10 mil contratos de swap cambial reverso, que equivalem à compra futura de dólares, repetindo a operação que realizou em todas as sessões deste mês, exceto na sexta-feira passada (8).

BC britânico mantém juros

No exterior, o tom era de cautela após o Banco da Inglaterra manter inalterada a taxa de juros do país, surpreendendo muitos investidores que esperavam o primeiro corte em mais de sete anos.

Além disso, o BC britânico não anunciou qualquer estímulo econômico nesta manhã, mas informou que deve adotar alguma medida em até três semanas.

"Foi uma decepção para muitos, mas a sinalização [de mais estímulos no curto prazo] é uma colher de chá", disse à agência de notícias Reuters o operador da corretora B&T Marcos Trabbold.

(Com Reuters)