IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem 4ª queda seguida e fecha a R$ 3,254; na semana, moeda perde 1,22%

Do UOL, em São Paulo

15/07/2016 17h06

dólar comercial fechou esta sexta-feira (15) em queda de 0,16%, cotado a R$ 3,254 na venda. É a quarta baixa seguida da moeda norte-americana, que havia caído 0,46% na véspera

Com isso, o dólar encerra a semana com queda de 1,22%. No mês, no entanto, a moeda acumula alta de 1,28%. No ano, a desvalorização acumulada é de de 17,57%.

Cenário externo

No exterior, o crescimento acima do esperado da economia chinesa e o avanço nas vendas do comércio dos Estados Unidos aumentaram a procura por aplicações de risco em mercados emergentes, como o Brasil. 

No entanto, investidores preferiram evitar grandes apostas após um ataque matar mais de 80 pessoas na França, na véspera.

"Não há uma corrida clara por ativos (aplicações) de baixo risco, mas com certeza há motivo para prudência", afirmou à agência de notícias Reuters o operador de uma corretora internacional.

Eleição na Câmara

No Brasil, a investidores mantinham o otimismo com relação à perspectiva de implementação de medidas de ajuste fiscal, especialmente após a eleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara dos Deputados.

O político é considerado pragmático e com bom relacionamento com o presidente interino, Michel Temer, segundo analistas.

Para Temer, a vitória de Maia na Câmara ajudou a pacificar a Casa e dará harmonia aos poderes Executivo e Legislativo.

Atuação do BC

O Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio, o que limitou o espaço para quedas do dólar frente ao real.

Nesta sessão, o BC vendeu a oferta total de 10 mil contratos de swap cambial reverso, que equivalem à compra futura de dólares, repetindo a operação que realizou em todas as sessões deste mês, exceto na sexta-feira passada (8).

(Com Reuters)