IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai 1,16% no 4º dia de queda e fecha a R$ 3,167, com eleições nos EUA

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 17h07

dólar comercial fechou esta terça-feira (8) em queda de 1,16%, a R$ 3,167. É a quarta baixa seguida.  

Com isso, a moeda norte-americana acumula queda de 1,97% na semana. No mês, tem desvalorização de 0,71% e, no ano, perdas de 19,77%. 

Na véspera, o dólar havia caído 0,82%.

Eleições nos EUA

Os investidores aguardavam os resultados das eleições nos Estados Unidos. A queda do dólar foi ganhando força ao longo do dia, à medida que cresciam as expectativas de vitória da candidata democrata Hillary Clinton.

"Começaram a surgir rumores durante a tarde de que a Hillary estaria ampliando sua vantagem sobre Trump. O mercado se entusiasmou e isso se refletiu nos ativos", comentou um operador da mesa de câmbio de um banco nacional à agência de notícias Reuters.

A aposta do mercado é de que Hillary sairá vitoriosa nas eleições à Casa Branca, deixando para trás o republicano Donald Trump, considerado imprevisível e radical. O resultado das eleições será conhecido na madrugada de quarta-feira (9).

Pesquisa do Projeto Estados da Nação, da Reuter/Ipsos, divulgada mais cedo, calculou que Hillary tinha cerca de 90% de chances de derrotar Trump. A ex-secretária de Estado tinha vantagem de 45%, ante 42% de Trump no voto popular, e estava a caminho de obter 303 votos no Colégio Eleitoral, chegando aos 270 necessários para a vitória.

Atuação do BC

No Brasil, como nas últimas sessões, o Banco Central ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.

(Com Reuters)