IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Simulador de Bolsa UOL Invest começa edição de 2017 e dará tablet a campeão

Getty images
Imagem: Getty images

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 04h00

O simulador de Bolsa UOL Invest começa a temporada de 2017 nesta quarta-feira (18). O prêmio para o vencedor anual é um tablet, além de um curso do Instituto Educacional BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico. Os ganhadores mensais também ganham cursos de investimento on-line e acesso à plataforma de dados econômicos.

O UOL Invest permite que os internautas simulem compra e venda de ações, montando sua carteira exatamente como se estivessem operando na Bovespa, com um crédito fictício inicial em dinheiro. O serviço encerrou 2016 com 295 mil usuários cadastrados.

A ferramenta não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona.

O vencedor da edição 2016 do UOL Invest foi representante de vendas Marcello Seabra, 50, de São Paulo. A valorização de suas ações virtuais atingiu um número impressionante: 1.017%, o que significa 26 vezes o obtido pelo Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira), que fechou o ano passado com ganho de 39%.

Seabra é experiente no assunto. Diz que investe desde 1986, com intervalos. Chegou a trabalhar numa corretora de valores, de 1985 a 1989. O Plano Collor, de confisco da poupança, mudou os rumos profissionais. Hoje ele vende material elétrico para indústrias. Mas continua com suas aplicações na Bolsa real.

Cada participante pode fazer só uma inscrição

O acesso ao simulador é livre, mas o regulamento permite apenas uma inscrição por participante. Segundo o item 2.5, "cada Participante poderá realizar somente um cadastro. O participante identificado pela coordenação do 'UOL Invest' com mais de um cadastro perderá o direito de participar da premiação caso sua posição no ranking lhe conceda essa condição, e terá o(s) cadastro(s) cancelado(s) sem prévio aviso".

Se alguém tiver mais de um cadastro e liderar o ranking, não receberá o prêmio, passando-o para o próximo que esteja de acordo com as regras.

Quem tiver mais de um cadastro e desejar regularizar sua situação, deixando apenas uma inscrição ativa, pode entrar em contato com a coordenação do simulador pela área "Fale conosco".

Também é proibida a realização de inscrição e negociação utilizando dados cadastrais de terceiros (CPF de outra pessoa, por exemplo) para operações no simulador. Participantes que estiverem nessa situação não terão direito a receber eventuais prêmios. Os contemplados serão os próximos classificados que estiverem em situação regular.

As inscrições para o simulador em 2017 começam neste dia 17, mas novos participantes podem entrar no simulador em qualquer momento do ano e competem nas mesmas condições de todos.

Premiação

Os mais bem classificados ganham prêmios. O vencedor do ranking anual geral recebe um tablet, um curso do Instituto Educacional BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os cinco vencedores anuais regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) ganham um curso da BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os ganhadores mensais levam um curso da BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico. A premiação mensal é concedida de fevereiro a dezembro (em janeiro, não há prêmios).

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.

O UOL Invest é uma realização do UOL em parceria com a BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), com apoio da Enfoque Informações Financeiras.