Bolsas

Câmbio

Bolsa cai 1,67% no dia, no menor nível em 3 meses, e perde 2,74% na semana

Do UOL, em São Paulo

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta quinta-feira (13) em queda de 1,67%, a 62.826,28 pontos. É a terceira baixa seguida da Bolsa, que havia caído 0,73% na véspera, e o menor nível desde 11 de janeiro, quando tinha fechado a 62.446,26 pontos.

Com isso, a Bolsa acumula queda de 2,74% na semana. No mês, a baixa é de 3,32% e, no ano, o índice tem valorização de 4,32%. Na sexta-feira (14) não haverá operações devido ao feriado. 

O resultado desta quinta foi influenciado, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras, que caíram mais de 4%, e do Banco do Brasil, que fecharam em queda de mais de 5%. Os papéis do Bradesco e do Itaú Unibanco também fecharam em baixa. Essas empresas têm grande peso sobre o Ibovespa.

Dólar sobe 0,4%, a R$ 3,146

O dólar comercial fechou em alta de 0,4%, cotado a R$ 3,146 na venda. Na véspera, a moeda norte-americana havia caído 0,45%.

Apesar da alta no dia, o dólar acumulou queda de 0,12% na semana.

O resultado da sessão foi influenciado pela cautela do mercado em meio às delações no âmbito da operação Lava Jato, com investidores aumentando as ressalvas também antes do feriado.

No exterior, os receios com conflitos geopolíticos ganhavam força após os Estados Unidos lançarem uma gigantesca bomba GBU-43, também conhecida como "a mãe de todas as bombas", no leste do Afeganistão, contra uma série de cavernas usadas por militantes do Estado Islâmico.

(Com Reuters)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos