IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsa opera em queda após fala de Trump sobre taxas de importação

Do UOL, em São Paulo

02/03/2018 12h20

Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, operava no vermelho nesta sexta-feira (2), com destaque para a queda dos papéis de siderurgia, após declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a taxação das importações de aço e alumínio desencadearem um sentimento de cautela nos mercados internacionais.

Por volta das 12h15, o índice caía 1,44%, a 84.150,23 pontos. 

Leia também:

No acumulado de 2018, o índice ainda acumula valorização de cerca de 10%. Na véspera, o indicador devolveu os ganhos da abertura e encerrou perto da estabilidade, depois que Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% e 10% nas importações de aço e alumínio, respectivamente, na próxima semana.

Operadores consultados pela Reuters observaram que o cenário internacional se sobrepunha ao doméstico nesta sexta-feira, ofuscando um noticiário de empresas ainda carregado de balanços e desdobramentos na cena política brasileira.

Em relatório, a XP Investimentos citou também receios de que a decisão de Trump possa desencadear uma guerra comercial com outros países. Nesta sexta-feira, a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmstrom, já advertiu sobre uma possível retaliação se as tarifas se aplicarem ao bloco europeu.

(Com Reuters)