IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsa sobe mais de 1% e dólar opera abaixo de R$ 3,80, de olho na política

Do UOL, em São Paulo

20/07/2018 11h38Atualizada em 20/07/2018 16h11

dólar comercial operava em queda nesta sexta-feira (20), enquanto o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subia mais de 1%. Por volta das 16h10, a moeda tinha baixa de 1,89%, a R$ 3,772 na venda. 

No mesmo horário, o Ibovespa avançava 1,47%, a 78.622,42 pontos. Influenciavam a sessão desta sexta-feira as articulações para a disputa eleitoral brasileira e também o cenário externo. 

Leia também:

Disputa eleitoral

Os investidores mostravam alívio após líderes dos partidos do "centrão", grupo formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade, decidirem fechar apoio ao pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Se concretizado, o apoio garante ao tucano mais espaço nas propagandas na TV.

Alckmin é visto pelo mercado financeiro como um político mais comprometido com o controle das contas públicas. Até então, as notícias indicavam que o blocão estava pendendo para Ciro Gomes, pré-candidato do PDT nas eleições de outubro, e considerado menos comprometido com as contas.

O recuo do dólar em relação a outras moedas no mercado internacional era outro fator que influenciava o mercado brasileiro. O dólar tinha forte baixa ante um conjunto de moedas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressar pelo segundo dia preocupação com os juros no país.

(Com Reuters)