IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar sobe a R$ 5,693 com pressão de servidores no radar; Bolsa cai

Lee Jae-Won/Reuters
Imagem: Lee Jae-Won/Reuters

Do UOL*, em São Paulo

29/12/2021 17h33Atualizada em 29/12/2021 18h19

O dólar comercial subiu 0,95% e terminou esta quarta-feira cotado a R$ 5,693 na venda —uma forte alta no penúltimo pregão do ano, em um movimento fortalecido pela baixa liquidez e novas mobilizações de funcionários públicos por aumentos salariais levantarem temores sobre mais gastos da União em 2022.

Seguindo a mesma tendência, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) caiu 0,72% e fechou o dia aos 104.107,24 pontos. A sessão foi novamente de volume reduzido por conta dos feriados de final de ano.

Em 2021, o dólar acumula ganhos de 9,73% frente ao real, enquanto o Ibovespa despencou 12,53%.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Ômicron

No exterior, os investidores acompanham a disseminação da variante ômicron do coronavírus e suas possíveis consequências econômicas.

"Continua o cenário natural de fim de ano de volume muito baixo, fechamentos de datas múltiplos e agenda econômica relativamente restrita", disse em relatório Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

Ele disse que, embora os investidores continuem acompanhando com cautela as notícias sobre a disseminação da variante ômicron do coronavírus, há sinais encorajadores de que a cepa pode não ser tão letal quanto o temido inicialmente, o que poderia levar a restrições econômicas menos rígidas de combate à doença.

Pesquisas feitas por cientistas sul-africanos sugeriram que a infecção pela ômicron aumenta a imunidade à variante Delta, enquanto, nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) encurtou o tempo de isolamento recomendado para norte-americanos com casos assintomáticos de Covid-19 para cinco dias, ante orientação anterior de dez dias.

"A ômicron pode, sim, ser o sinal do 'início do fim' da pandemia, algo que pode ser muito positivo para a economia mundial a partir do próximo ano", disse Vieira.

Ptax

No Brasil, o mercado está de olho na definição da Ptax de fim de ano, que acontecerá amanhã, o que poderia levar a oscilações no sinal do dólar no mercado de câmbio local, segundo nota de Guilherme Esquelbek, da Correparti Corretora.

A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central que serve de referência para liquidação de derivativos. No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la para níveis mais convenientes a suas posições.

*Com Reuters