Spotify perde R$ 11 bi em valor de mercado após polêmica com Neil Young
O Spotify perdeu cerca de US$ 2,1 bilhões - R$ 11,3 bilhões - em valor de mercado, em três dias, após a polêmica envolvendo o músico Neil Young, que deixou a plataforma em protesto contra a manutenção do podcast de Joe Rogan, acusado de propagar teorias da conspiração.
Em carta à gravadora e empresários, o músico teceu críticas ao comediante: " Eles [Spotify] podem ter Rogan ou Young. Não os dois."
De acordo com a revista de entretenimento Variety, as ações do Spotify caíram 6% de 26 a 28 de janeiro. No mesmo período, o índice composto Nasdaq, de alta tecnologia, subiu 1,7% e o Dow Jones Industrial Average subiu 1,1%.
O valor de mercado do streaming já estava em queda desde as primeiras semanas deste ano, quando as suas ações se desvalorizaram 25%. Um anúncio da parceira Netflix sobre o menor crescimento no número de assinantes desde 2015 deixou os investidores do Spotify em alerta.
O protestou de Neil Young motivou também a saída da cantora e compositora canadense Joni Mitchell, que anunciou na sexta-feira (28) que retirará suas músicas da plataforma.
Spotify anuncia novas medidas
Após a polêmica, o Spotify anunciou medidas para combater a desinformação sobre a covid-19 em sua plataforma. O número um do mundo do streaming musical incluirá nos próximos dias links em todos os podcasts que mencionarem o novo coronavírus, direcionando seus usuários para informações factuais e cientificamente verificadas, anunciou seu presidente e fundador, Daniel Ek, em um comunicado:
"Estamos trabalhando para adicionar um alerta de conteúdo para qualquer episódio de podcast que inclua discussão sobre a covid-19. Este alerta direcionará os ouvintes para o nosso hub dedicado à covid-19, um recurso que dá acesso fácil a fatos orientados por dados, informação atualizada e compartilhada por cientistas, médicos, acadêmicos e autoridades de saúde pública ao redor do mundo, assim como links para fontes confiáveis."
Mesmo após a polêmica, Joe Rogan, que tem um contrato de exclusividade de US$ 100 milhões, mais de R$ 530 milhões, por vários anos com o Spotify, permaneceu na programação do streaming.
*com informações da AFP
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