PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Cotações

Com expectativa de decisão do BC sobre juros, dólar fecha a R$ 5,278

Expectativa para anúncio da Selic fez dólar fechar praticamente estável nesta quarta-feira - Lee Jae-Won/Reuters
Expectativa para anúncio da Selic fez dólar fechar praticamente estável nesta quarta-feira Imagem: Lee Jae-Won/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 17h22

O dólar comercial fechou quase estável hoje, em desvalorização de 0,02% e cotado a R$ 5,278. Os investidores aguardam o fim da reunião do Banco Central sobre a Selic, a taxa básica de juros da economia. No encerramento, o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciará um possível reajuste para cima.

"Temos o mercado operando em função das decisões de política monetária dos principais BCs do mundo, (com) expectativa sobre para onde vai o diferencial de juros Brasil vs. exterior após as próximas decisões do Fed e do Copom", disse à Reuters Fernando Bergallo.

O mercado avaliava as perspectivas para o diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos. Além disso, as tensões geopolíticas elevadas continuam no radar, alertou a XP em nota, citando a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, que foi condenada veementemente pela China.

A XP também chamou a atenção para recentes comentários agressivos de membros do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, que indicaram a necessidade de continuidade de seu intenso ciclo de aperto monetário, mesmo diante de temores de recessão.

Num geral, quanto mais altos os juros em determinado país, mais atraente fica seu mercado de renda fixa, o que costuma atrair investimentos estrangeiros e beneficiar a moeda local. Dessa forma, quanto maior o diferencial entre os custos de empréstimos de Brasil e EUA, melhor fica o cenário para o real.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), teve alta de 0,40% e encerrou hoje aos 103.774,68 pontos.

Apesar do cenário exterior prejudicado pelas tensões geopolíticas entre Estados Unidos e China, a Bolsa brasileira subiu, apoiada principalmente por ações da Locaweb (LWSA3), Via (VIIA3), Natura (NTCO3), Magazine Luiza (MGLU3) e Cielo (CIEL3).

Cotações