IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dólar e bolsa caem em meio a discussões sobre teto da dívida dos EUA

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/05/2023 17h27Atualizada em 22/05/2023 17h28

O dólar comercial encerrou em baixa de 0,502%, cotado a R$ 4,97.
Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em queda de 0,48%, aos 110.213,12 pontos.

O que aconteceu:

Investidores monitoram com atenção os desdobramentos do marco fiscal, que deve ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados, e a renegociação sobre o teto da dívida nos Estados Unidos.

No exterior, as negociações entre o governo norte-americano e republicanos estão pausadas desde a última sexta-feira (19), e investidores aguardam a retomada do tema.

Nova rodada de negociações devem ser retomadas hoje, apenas 10 dias antes de o Tesouro norte-americano começar a ficar sem dinheiro no que seria um calote sem precedentes com potencial para afetar a economia global.

Cenário interno

A Bolsa de Valores oscilou ao longo do dia pressionada por ações da Vale e da Petrobras.

No Brasil, a moeda norte-americana se manteve em baixa ante o real durante praticamente todo o dia. Profissionais ouvidos pela Reuters citaram que, com a moeda norte-americana próxima dos R$ 5 exportadores aproveitaram para vender divisas, o que colocou as cotações no território negativo.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

(Com Reuters)