IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dólar fecha a R$ 4,97 com expectativa sobre regra de gastos; Bolsa cai

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/05/2023 17h22Atualizada em 23/05/2023 17h29

O dólar comercial encerrou praticamente estável, com alta de 0,03%, cotado a R$ 4,972 nesta terça-feira.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em queda de 0,26%, aos 109.928,53 pontos.

Cenário interno e externo

Investidores encerraram o dia na expectativa de um desfecho sobre a data de votação do novo arcabouço fiscal e sem sinais de avanço nas negociações sobre o teto da dívida do governo norte-americano.

Arcabouço fiscal: Governo conta com 147 dos 257 votos necessários para aprovação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem se mostrado confiante. "Mais de 300 votos eu garanto", afirmou na última quarta-feira.

Haddad disse que aprovação de reformas vai tranquilizar BC. A expectativa é de que o primeiro semestre chegue ao fim com a Câmara tendo aprovado o arcabouço fiscal e a reforma tributária, enquanto o Senado pode votar pelo menos a nova regra para as contas públicas

Nos EUA, o presidente Joe Biden e o representante do Congresso, Kevin McCarthy, ainda não chegaram a um acordo sobre o teto da dívida do país. O FMI advertiu para os riscos da falta de um acordo, com "impacto prejudicial, na economia americana e no mundo", afirmou a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com informações da Reuters