Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Dólar sobe para R$ 4,85 com reforma tributária e ata do BC dos EUA em foco

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/07/2023 17h50Atualizada em 05/07/2023 18h31

O dólar comercial encerrou a sessão desta quarta-feira (5) em leve alta de 0,2%, cotado a R$ 4,85.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), também encerrou a alta de 0,4%, aos 119.549,21 pontos.

O que aconteceu:

Investidores aguardam a tramitação de uma série de pautas econômicas brasileiras, incluindo a reforma tributária, na Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reiterou hoje à GloboNews a sua intenção de votar na Casa a reforma tributária amanhã. Lira manifestou que está confiante na aprovação da proposta, mas disse que os votos favoráveis ainda precisam ser contados.

Lira ainda disse que comete um erro quem tenta politizar o debate em torno da reforma tributária neste momento. Mesmo diante de resistências, ele afirmou que não cederá e continuará mantendo o diálogo para garantir a aprovação da matéria no parlamento.

Ainda há a expectativa que sejam votadas na Câmara nesta semana a proposta que retoma o voto de qualidade do governo no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e o novo marco fiscal. No entanto, a resistência de parte do Congresso ao avanço dessas pautas, incluindo a reforma tributária, tem levantado preocupações no mercado.

Já no campo internacional, a publicação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed; Banco Central dos Estados Unidos), divulgada nesta tarde, também estava no radar do mercado.

O documento indicou que quase todos os dirigentes do Fed concordaram em manter a taxa de juros na atual faixa de 5% a 5,25% na reunião de junho como uma forma de ganhar tempo e avaliar a necessidade de novos aumentos. Porém, a grande maioria apontou que seria necessário apertar ainda mais a política monetária em outro momento, de acordo com a ata.

As previsões da equipe do Fed ainda apontam uma "recessão leve" neste ano. Apesar disso, as autoridades de política monetária avaliaram dados que mostram um mercado de trabalho ainda apertado e apenas melhorias modestas na inflação.

Veja aqui outras projeções e saiba se é hora de comprar dólar para investir ou viajar.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

(Com Reuters)