Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Com reforma tributária sob holofotes, dólar vai a R$ 4,93; Bolsa cai

Yuriko Nakao/Reuters
Imagem: Yuriko Nakao/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/07/2023 17h22

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira em alta de 1,64%, cotado a R$ 4,93. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em queda de 1,78%, aos 117.425,70 pontos.

O que aconteceu:

No Brasil, as atenções estão voltadas para Brasília, em meio a expectativas de que a PEC da reforma tributária comece a ser discutida no plenário da Câmara para começar o processo de votação no início da noite. Mais cedo, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo de trabalho da reforma, afirmou que PEC será votada em primeiro e segundo turnos na Câmara até sexta-feira.

O Ibovespa recuou em meio a um ambiente externo desfavorável a risco, enquanto agentes financeiros acompanham as negociações da pauta econômica no Brasil.

A moeda norte-americana renovou a cotação máxima do dia ante o real no início da tarde desta quinta-feira, com investidores reagindo à possibilidade de as votações do novo arcabouço fiscal e do projeto sobre julgamentos do Carf ficarem para agosto, o que contribuiu para a disparada de ordens de stop loss (parada de perdas) no mercado de câmbio.

Cotação foi atingida porque a moeda norte-americana, ao alcançar patamares mais elevados, fez investidores vendidos (apostando na queda da divisa) reduzirem ou zerarem posições, intensificando o movimento, disseram dois profissionais ouvidos pela Reuters.

Cenário externo:

Nos Estados Unidos, após a ata da última decisão política monetária do Federal Reserve reforçar na véspera a chance de retomada do ciclo de altas de juros, dados mostraram nesta quinta criação de vagas no setor privado acima das expectativas.

Economistas do UBS afirmaram em relatório que os números da ADP, desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Economia Digital de Stanford, sugerem risco de alta para a projeção da casa de aumento de 175 mil empregos na folha de pagamento não agrícola em junho, que será divulgada na sexta-feira.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

(Com Reuters)