Dólar cai a R$ 4,866 após aprovação da reforma tributária; Bolsa sobe

O dólar comercial encerrou a sessão desta sexta-feira (7) em queda de 1,3%, cotado a R$ 4,866.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou em alta de 1,25%, aos 118.897,99 pontos.
O que aconteceu:
O mercado reage positivamente à aprovação, em dois turnos, da reforma tributária em vitória para o governo Lula (PT). Veja o que muda no seu bolso.
A aprovação da medida, que agora será encaminhada ao Senado, é um primeiro passo histórico após décadas de discussão do tema no Congresso. A aprovação da matéria é uma vitória não apenas para o governo, que a considera prioritária, mas também para o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Mercado vê aprovação da reforma como "surpresa positiva". "Depois de um começo do ano com discussões negativas que aumentaram a incerteza e os prêmios de risco no mercado, chegamos no segundo semestre com a aprovação da reforma tributária do consumo, uma surpresa positiva, que traz um enorme avanço na complexa legislação", disse Rafaela Vitoria, economista-chefe do Banco Inter.
Nesta sexta-feira (7), a Câmara também aprovou o texto principal do projeto que retoma o voto de desempate do governo em decisões do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), iniciativa que pode ajudar o governo a fechar o Orçamento de 2024. Aprovado de maneira simbólica, o texto-base ainda pode ser alterado por destaques.
No exterior, a economia norte-americana abriu 209 mil vagas de emprego no mês passado, menos que o esperado. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 225 mil empregos.
A taxa de desemprego dos EUA caiu para 3,6%, ante 3,7% em maio. De acordo com o estrategista-chefe da Avenue Securities, William Castro Alves, o resultado pode ser visto como positivo, pois requer menos doses de juros no cenário futuro. "No entanto, os salários seguem pressionados, o que é um risco para o controle da inflação."
Veja aqui outras projeções e saiba se é hora de comprar dólar para investir ou viajar.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.