! Bolsa de energia do bilionário Eike Batista começa a operar nesta quinta-feira - 28/07/2011 - UOL Economia - Cotações
 

28/07/2011 - 06h00

Bolsa de energia do bilionário Eike Batista começa a operar nesta quinta-feira

Do UOL Economia, em São Paulo

A Bolsa de energia do bilionário Eike Batista, Brix, começa a operar nesta quinta-feira (28). Cerca de 30 entidades entre geradores, comercializadores e consumidores de energia participarão das negociações.

Segundo os responsáveis pela Brix, a estratégia de lançar a plataforma de negociação no fim do mês é buscar a liquidez que os contratos de curto prazo têm nesta época no mercado livre de energia.

Além de Eike, os sócios da nova empresa são Josué Gomes da Silva (Coteminas), Roberto Teixeira da Costa e Marcelo Parodi (Compass Comercializadora de Energia).

Empresas como Cesp, Eletronorte, White Martins, Eucatex, Coteminas e OGX, do próprio Eike, entre outras, participam das transações.

Nova Bolsa não é para pessoa física

A nova Bolsa que o empresário Eike Batista acaba de lançar, a Brix não é exatamente uma Bolsa de Valores. Segundo o sócio-diretor da Ecom Energia, comercializadora de energia do mercado livre, José Maurício Carvalho, “é um ambiente de negociação”.

A Brix é uma plataforma que liga geradores de energia aos comercializadores. “Não é uma Bolsa tradicional, voltada para pessoas físicas”, afirma Carvalho.

A Bolsa deve funcionar inicialmente como uma organizadora dos leilões de energia que já ocorrem normalmente.

As empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica se comprometem a fornecer determinada quantidade de luz às regiões que atendem.

Se há mais consumo do que elas podem distribuir, as empresas contratam mais energia por meio de leilões organizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com supervisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Veja mais