UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/01/2012 - 12h12

Universitário vence simulador de Bolsa UOL Invest em 2011 com ganho de 291%

Do UOL, em São Paulo

O estudante universitário Kleber Martins, 26, de Mauá (SP), foi o vencedor geral do simulador de Bolsa UOL Invest em 2011. Ele conseguiu valorização de 290,97% em sua carteira virtual durante o ano. Como comparação, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores paulista) fechou 2011 com prejuízo de mais de 18%, o pior resultado desde 2008, ano de crise global.

VENCEDOR DO UOL INVEST EM 2011

  • Arquivo Pessoal

    O estudante universitário Kleber Martins, de 26 anos, vencedor do UOL Invest em 2011, acredita que a melhor época para se ganhar dinheiro é durante a crise. Prova disso foi o rendimento que obteve na Bolsa de verdade em 2008, ano em que os mercados financeiros foram abalados pela maior crise financeira desde o pós-guerra.

Martins ganhou um pacote turístico de uma semana, com direito a acompanhante, em um resort em território brasileiro, um notebook (fornecido pela OEB – Ordem dos Economistas do Brasil), uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico, kit contendo dois livros da área de economia, uma camiseta, um boné, um pin e uma caneta, e associação com anuidade grátis de um ano na OEB (fornecidos pela OEB).

Martins também foi o vencedor na região Sudeste. Com isso, ele ganhou a participação em um curso sobre mercado de ações oferecido pela BM&FBovespa.

Ele é estudante de gestão empresarial na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo (região metropolitana de São Paulo) e trabalha como promotor de eventos autônomo. Investiu pela primeira vez na Bolsa real em 2008. Ele pegou toda sua poupança e investiu em ações em pleno ano de crise global. Mesmo assim, conseguiu ganhar 70% sobre o investido.

O UOL Invest permite que os internautas simulem compra e venda de ações, montando sua carteira exatamente como se estivessem operando na Bovespa, com um crédito fictício inicial de R$ 200 mil. O ano passado terminou com cerca de 156 mil usuários ativos.

Saiba como funciona o UOL Invest

O UOL Invest não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona.

O sistema está em manutenção para o início das disputas deste ano e será reiniciado na próxima segunda-feira, dia 16. As carteiras de todos os usuários serão zeradas, para que a pontuação no ranking recomece. Novos participantes podem entrar em qualquer momento do ano.

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.

Mais prêmios

O segundo colocado nacional também tem direito a prêmios. Quem ficou nessa posição foi Alexandre Iura, de São Paulo. Mas ele já obteve esse mesmo resultado em 2010. Pelo regulamento atual, quem já foi premiado em outras edições não pode ganhar mais.

Então, os prêmios passam para o próximo candidato em condições. O terceiro colocado foi Igor Neander Medeiros Borges, de Itumbiara (GO), com ganhos de 264,93% em sua carteira virtual de ações. Mas ele ganhou também o prêmio da região Centro-Oeste (que é maior). Então os brindes de segundo lugar vão a próxima participante (quarta colocada no nacional), que é Josimária Medeiros Borges, também de Itumbiara (GO) e mãe de Neander. Ela obteve valorização de 263,83%. O regulamento do UOL Invest não impede a participação de parentes.

O segundo lugar nacional ganha uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico, dois livros de economia, uma camiseta, um boné, um pin da OEB (Ordem dos Economistas do Brasil), e associação com anuidade grátis de um ano na OEB, se for estudante ou profissional da área.

Também são concedidos prêmios para os vencedores anuais das cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os vencedores regionais ganham um curso relacionado ao mercado de ações (fornecido pela BM&FBovespa), uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico, kit contendo dois livros da área de economia, uma camiseta, um boné, um pin e uma caneta, e associação com anuidade grátis de um ano na OEB, se for estudante ou profissional da área.

Os vencedores regionais foram os seguintes:

  • Região Norte: Josimar Silva de Oliveira, de Manaus (AM), com 118,43%
  • Região Nordeste: Wrandreypson Moreira dos Santos, de Teixeira de Freitas (BA), com 233,33%
  • Região Centro-Oeste: Igor Neander Medeiros Borges, de Itumbiara (GO), com 264,93%
  • Região Sudeste: Kleber Martins, de Mauá (SP), com 290,97%
  • Região Sul: Carla Cargnelutti Bronzatti, de Santa Maria (RS), com 262,12%


Como Kleber Martins foi o vencedor geral e na região Sudeste, a parte repetida de sua premiação será repassada ao próximo competidor, seguindo o que determina o regulamento do UOL Invest.

O segundo colocado na região Sudeste foi Alexandre Iura, mas como já mencionado, ele não pode receber porque já foi premiado no ano passado. A próxima participante em condições de receber o prêmio da região Sudeste é Neusa Silva, de Santo André (SP). Ela ganhará assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico, kit contendo dois livros da área de economia, uma camiseta, um boné, um pin e uma caneta, e associação com anuidade grátis de um ano na OEB). Neusa Silva não ganha o curso de mercado de ações, porque esse fica com Martins.

Ganhador de dezembro

Por fim, todo mês são premiados os vencedores nacionais mensais. Quem conquista a melhor performance em 30 dias recebe uma passagem de ida e volta para uma cidade brasileira, uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico, um boné, uma camiseta e um pin, e associação com anuidade grátis de um ano na OEB. O vencedor de dezembro foi Miguel João Minussi, de São Bernardo do Campo (SP), com valorização de 29% em suas ações virtuais.

O UOL Invest é uma realização do UOL em parceria com a BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), com apoio da Ordem dos Economistas do Brasil e da Enfoque Informações Financeiras.

Veja mais

Hospedagem: UOL Host