UOL EconomiaUOL EconomiaCotações
UOL BUSCA

BOLSAS

CÂMBIO

19/03/2008 - 12h15

Preços do açúcar terão ligação maior com petróleo--Czarnikow

LONDRES, 19 de março (Reuters) - A crescente demanda por álcool derivado do açúcar levará a uma ligação maior entre os preços do açúcar e do petróleo, disse na quarta-feira a trading Czarnikow em um relatório mensal.

"Com o etanol tornando-se um determinante mais importante do mercado de açúcar, certamente veremos surgir uma ligação maior", disse a Czarnikow.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana e o relatório destacou que cerca de metade da produção vai para a produção do combustível.

A Czarnikow disse que o Brasil também terá novas oportunidades para exportar álcool para os Estados Unidos em 2008/09, com embarques estimados em 2 bilhões de litros.

"Apesar de esses volumes serem ainda pequenos em relação aos volumes de exportação de açúcar, eles podem aumentar de maneira significativa se os EUA decidirem remover a tarifa de importação do açúcar", disse.

A Czarnikow também observou que o preço da gasolina com mistura no Brasil é estabelecido pela Petrobras de acordo com questões políticas para controlar a inflação, e que ele não é reajustado desde setembro de 2005, apesar da alta do petróleo.

"A habilidade de arbitrar sobre os valores físicos é restringido pela rigidez como as tarifas de importação dos EUA...e o gerenciamento por parte da Petrobras dos preços da mistura brasileira", disse o relatório.

"Nosso ponto de vista é que isso irá mudar com o tempo, criando maior elasticidade tanto na oferta quanto na demanda. Como resultado, as formalidades e o valor relativo devem ter um papel cada vez maior em determinar o valor", completou a Czarnikow.

(Por Nigel Hunt)

Bovespa Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Bovespa

66910,711,14%

Mais bolsas

Cotações anteriores

Dolar Fonte: Thomson Reuters

Gráfico Dolar Comercial

R$ 1,569 -0,44%

Conversor de moedas

Mais sobre câmbio

Cotações anteriores

Hospedagem: UOL Host