Veja 10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país

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Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, MIguel Krigsner, fundador da maior franquia do Brasil (O Boticário) listou, a pedido do UOL, dez dicas para criar um negócio de sucesso; em 2013, o Grupo Boticário (foto), que também engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box, faturou acima dos R$ 8 bilhões no varejo, segundo a própria empresa Mais
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1. Escolha um ramo do qual goste: segundo Krigsner, o empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser feliz no dia a dia da empresa, afinal, a maior parte do tempo será dedicada a ela; "eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo, acordo todo dia com vontade de trabalhar", diz Mais
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2. Tenha um diferencial: para o fundador da rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes; o diferencial não precisa ser algo inovador, diz Krigsner; atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem fazer um cliente se tornar fiel ao negócio Mais
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3. Assuma riscos: empreender é uma atividade de risco, por isso, é necessário sempre se planejar e calcular cada passo da empresa para minimizar as chances de fracasso, segundo Krigsner; "é preciso coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente no início", afirma Mais
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4. Valorize a equipe: nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio prosperar; segundo Krigsner, é importante que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação Mais
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5. Seja transparente: a credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e transparência, de acordo com o criador do grupo O Boticário; prometer apenas o que pode ser cumprido e não subestimar clientes e fornecedores são algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma imagem sólida Mais
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6. Tenha visão de negócio: segundo Krigsner, o empreendedor precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer chegar, ter objetivos claros e não enxergar o negócio apenas como um ganha-pão; "nunca me passou pela cabeça que a rede O Boticário chegaria aonde chegou, mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo grande", declara Mais
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7. Preocupe-se com a comunidade: uma empresa, no entanto, não deve ser focada somente em resultados financeiros, segundo Krigsner; é preciso considerar o impacto causado na comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas pessoas Mais
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8. Aperfeiçoe-se com o tempo: de acordo com Krigsner, o empresário não pode parar no tempo, é necessário investir no aperfeiçoamento pessoal; "não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor tem de buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar o negócio e fazer a empresa crescer", diz Mais
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9. Levante-se após um tombo: para o criador de O Boticário, um empresário deve ter a capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio; segundo ele, nem todas as ações de um negócio são bem-sucedidas e, por isso, é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente Mais
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10. Tenha paciência: é normal que um empreendedor, especialmente no início do negócio, espere resultados e lucro rápidos, mas Krigsner diz que prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo; "uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra, é preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural", afirma Mais
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Miguel Krigsner, fundador da rede O Boticário; a marca tem mais de 3.600 lojas no país, o que a coloca em primeiro lugar como a franquia com maior número de unidades do Brasil, segundo ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising) Mais