Veja dicas para abrir uma academia

Alessandro Shinoda/UOL. Agradecimento: K@2 Academia e Fitness Model Agency
Segundo levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), o número de academias no Brasil cresceu 133% nos últimos cinco anos; clique nas fotos acima e veja dicas para abrir um negócio na área Mais
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Comunique-se com o cliente: a partir do cadastro dos alunos, envie cartões e mensagens de aniversário, informe-os sobre novos serviços, modalidades esportivas, eventos e promoções da academia Mais
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Esteja presente: a presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento; supervisione o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos, evitando a formação das chamadas "panelinhas" Mais
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Distribua bem os horários: para ampliar o alcance do público, procure colocar as aulas coletivas e modalidades esportivas em horários que facilitem a participação dos alunos; se necessário, repita a mesma aula mais de uma vez por dia para que todos possam participar Mais
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Renove a programação: a cada três meses, pelo menos, a programação precisa ser modificada; inclua exercícios diferentes para deixar os alunos motivados Mais
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Ofereça aulas diversificadas: tenha opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres; muitas vezes, o aluno não frequenta aulas em grupo por ter vergonha de fazer os exercícios na presença de pessoas do outro sexo Mais
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Crie grupos esportivos: forme grupos de corrida, caminhada e artes marciais e os inscreva em eventos e torneios; isso cria maior engajamento do aluno nas aulas Mais
Aline Arruda/UOL
Tenha outros serviços: avalie a possibilidade de instalar, dentro da academia, um espaço para massagem, uma loja de roupas e artigos de ginástica, um salão de beleza, uma loja de suplementos ou uma lanchonete; esses serviços podem ser diferenciais em relação à concorrência Mais
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Considere terceirizar setores: estude a possibilidade de terceirizar serviços de exames médicos, informática e limpeza para melhorar a lucratividade ao focar sua atenção apenas no atendimento ao aluno; a terceirização, muitas vezes, reduz custos e melhora a lucratividade Mais
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Forme clientela antes da inauguração: para acelerar a consolidação de uma academia em determinado bairro, é importante ter um grupo de alunos interessados em frequentá-la antes mesmo da inauguração; o empreendedor pode formar essa clientela no momento em que estiver escolhendo o ponto comercial Mais
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Dê espaço à terceira idade: o número de pessoas ativas acima dos 60 anos é crescente no país; crie treinos com exercícios mais leves e ofereça aulas específicas, como hidroginástica, e outras atividades que atendam este público Mais