Veja as 10 microfranquias que mais cresceram em 2013

Arte/UOL
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) elaborou uma lista com as dez microfranquias (redes com investimento inicial de até R$ 80 mil) que mais abriram unidades em 2013, a pedido do UOL; clique nas imagens acima e veja o ranking Mais
Divulgação
1º) Nosso Bar Brahma (bar e lanchonete): abriu 307 novas unidades em 2013, fechando o ano com 450 lojas Mais
Divulgação
Nosso Bar Brahma: investimento inicial a partir de R$ 56 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 35 mil e lucro líquido de 15% (R$ 5.250); retorno do investimento em 12 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
2º) Mr. Limp (serviços de limpeza): inaugurou 187 pontos comerciais e terminou o ano passado com 198 unidades Mais
Divulgação
Mr. Limp: investimento inicial a partir de R$ 50 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 40 mil e lucro líquido de 20% (R$ 8.000); retorno do investimento em 12 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
3º) Cartório Postal (envio e transferência de documentos): expandiu a rede em mais 182 pontos e fechou 2013 com 275 unidades Mais
Divulgação
Cartório Postal: investimento inicial a partir de R$ 55 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 10 mil e lucro líquido de 30% (R$ 3.000); retorno do investimento até 24 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
4º) Spa das Sobrancelhas (centro de estética para os olhos): abriu 169 lojas em 2013 e fechou o ano com 320 pontos comerciais Mais
Divulgação
Spa das Sobrancelhas: até 2013 a rede se enquadrava como microfranquia, por isso, entrou no ranking; este ano, no entanto, reajustou o investimento inicial para R$ 120 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro) e passou a ser classificada como franquia; faturamento médio mensal de R$ 30 mil e lucro líquido de 20% (R$ 6.000); retorno do investimento em 24 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
5º) House Shine (serviços de limpeza doméstica): inaugurou 120 unidades e terminou o ano passado com 161 lojas Mais
Divulgação
House Shine: investimento inicial a partir de R$ 77,4 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 40 mil e lucro líquido de 20% (R$ 8.000); retorno do investimento em 12 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
6º) Seguralta (corretora de seguros): implantou 112 novas lojas em 2013 e completou o ano com 565 unidades em funcionamento Mais
Divulgação
Seguralta: investimento inicial a partir de R$ 18 mil (inclui taxa de franquia + capital de giro, instalação não inclusa); faturamento médio mensal de R$ 8.000 e lucro líquido de 62,5% (R$ 5.000); retorno do investimento em 12 meses. A ABF diz que o lucro líquido de uma microfranquia pode chegar, no máximo, a 50%; a franquia, porém, informou que o alto lucro se deve ao fato de não ser necessário pagar aluguel, salário nem estoque Mais
Divulgação
7º) Prepara Cursos (cursos profissionalizantes): abriu cem escolas e fechou o ano passado com 633 unidades em funcionamento Mais
Divulgação
Prepara Cursos: investimento inicial a partir de R$ 50 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 30 mil e lucro líquido de 20% (R$ 6.000); retorno do investimento em 24 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
8º) Ensina Mais (reforço escolar): criou 95 pontos de atuação e encerrou 2013 com 242 unidades abertas Mais
Divulgação
Ensina Mais: investimento inicial a partir de R$ 54,9 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 15 mil e lucro líquido de 20% a 40% (de R$ 3.000 a R$ 6.000); retorno do investimento de 18 a 24 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
9º) Divulgapão (publicidade em sacos de pães): ampliou a rede em 92 unidades, terminando 2013 com 191 pontos comerciais Mais
Divulgação
Divulgapão: investimento inicial a partir de R$ 20 mil (inclui taxa de franquia + capital de giro, instalação não inclusa); faturamento médio mensal de R$ 12 mil e lucro líquido de 30% a 40% (de R$ 3.600 a R$ 4.800); retorno do investimento de seis a oito meses. Dados fornecidos pela empresa Mais
Divulgação
10º) Jadlog (transporte de cargas): inaugurou 63 unidades e fechou o ano passado com 483 lojas em funcionamento Mais
Divulgação
Jadlog: investimento inicial a partir de R$ 67 mil (inclui taxa de franquia + instalação + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 40 mil e lucro líquido de 15% (R$ 6.000); retorno do investimento em 12 meses. Dados fornecidos pela empresa Mais