Seis erros dos vendedores que espantam clientes das lojas

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Abordar o cliente na porta da loja ou desconhecer os produtos são alguns dos erros cometidos por vendedores que fazem clientes desistir da compra; clique nas imagens acima e veja seis hábitos ruins apontados por Luis Henrique Stockler, da consultoria baStockler, Carlos Cruz, do Instituto Brasileiro de Vendas, e Claudio Felisoni, professor da Fundação Instituto de Administração Mais
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1. ABORDAR O CLIENTE NA PORTA DA LOJA: há vendedores que mal esperam o cliente entrar no ponto de venda e já o abordam de maneira insistente; "o vendedor deve dar espaço ao cliente, deixá-lo olhar os produtos e se manter no campo de visão dele pronto para ajudá-lo", indica o professor da FIA Claudio Felisoni Mais
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2. FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS OU DE CARA FECHADA: vendedor de braços cruzados, sentado ou com uma expressão mal-humorada faz com que os clientes evitem a abordagem, aponta Luis Henrique Stockler; "o consumidor deve ser recebido com um sorriso e uma expressão positiva", diz Mais
Victor Moriyama/Folhapress
3. SUBESTIMAR O PODER DE COMPRA DO CLIENTE: em lojas de artigos de luxo, há atendentes que dão pouca atenção ao cliente que veste roupas simples, como chinelos e bermuda; "esse cliente deve ser tratado da mesma forma como qualquer outro, sem pré-julgamentos", declara o diretor do IBVendas Mais
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4. MOSTRAR PRODUTOS QUE NÃO TÊM A VER COM O QUE O CLIENTE PEDIU: vendedor que traz do estoque várias opções que não se adequam ao pedido do cliente pedido mostram falta de atenção; "isso poderia ser evitado com algumas perguntas. Dessa forma, o atendente consegue ser mais assertivo nas opções que vai mostrar ao comprador", afirma Carlos Cruz Mais
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5. DESCONHECER OS PRODUTOS DA LOJA: Stockler afirma que é frustrante quando o cliente pergunta algo sobre um produto e o atendente não sabe responder; segundo ele, mais vendas poderiam ser feitas se os vendedores conhecessem melhor as mercadorias e os serviços oferecidos pela empresa Mais
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6. DEMONSTRAR FALTA DE PACIÊNCIA: para Felisoni, há atendentes que apressam o consumidor enquanto ele prova ou testa um produto e que, até mesmo, abandonam o cliente e não voltam mais; "o vendedor precisa atuar como um consultor de vendas, principalmente quando o cliente tem dúvidas em relação à compra", declara Mais