Confira 12 livros que dão dicas para empreendedores

Getty Images
O UOL pediu a professores e especialistas sugestões de leitura sobre finanças, gestão, inovação, marketing e tecnologia para empreendedores. Clique nas imagens acima e confira as indicações de Alvaro Cyrino, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), Carlos Honorato, da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Felisoni, da FIA, Isak Krugkianskas, da FIA, Vinicius Licks, do Insper, e Vinícius Machado, diretor da Associação Brasileira de Start-ups
Divulgação
A ARTE DO COMEÇO, de Guy Kawasaki (editora Best Seller) - O que é necessário para colocar uma ideia em prática? Neste livro, o ex-executivo da Apple ensina, entre outras coisas, como contratar as pessoas certas e como definir seu posicionamento para construir uma marca, diz Vinicius Licks, do Insper
Divulgação
ABUNDÂNCIA: O FUTURO É MELHOR DO QUE VOCÊ IMAGINA, de Peter Diamantis e Steven Kotler (HSM) - A obra é um inventário de iniciativas para solucionar problemas do mundo que vão desde a questão da água na África até a mobilidade nas metrópoles com o uso da ciência e da tecnologia, comenta o professor Alvaro Cyrino, da FGV
Reprodução
ESTRATÉGIA FOCADA NO LUCRO, de Adrian Slywotzky (editora Campus) - Esgotado em português, o título é encontrado em sebos e bibliotecas do país; "o livro mostra de modo exemplificado e pragmático estratégias de valor para seu negócio", indica Carlos Honorato, da FIA
Divulgação
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, de Phillip Kotler e Kevin Keller (Pearson) - É um dos clássicos da literatura sobre o estudo dos mercados; "o livro abrange basicamente todas as funções associadas ao marketing, tais como dimensionamento de mercado, planejamento e ações mercadológicas", diz Claudio Felisoni, da FIA
Divulgação
FORA DE SÉRIE, de Malcolm Gladwell (editora Sextante) - Aborda as possibilidades de um mundo em mutação; "mostra como uma mistura de talento, timing, oportunidade e sorte define o sucesso", conta Carlos Honorato, da FIA
Divulgação
GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, organizado por Geciane Silveira Porto (Elsevier-Campus) - É uma coletânea de textos de diversos autores sobre inovação e empreendedorismo; a obra aborda temas como propriedade intelectual, transferência de tecnologia e elaboração de projetos, explica o professor Isak Krugkianskas, da FIA
Divulgação
O LIVRO NEGRO DO EMPREENDEDOR, de Fernando Trias de Bes (Best Seller) - O autor cita os principais pontos ligados ao possível fracasso de um negócio; "aprender com os erros de outros ajuda muito na hora de tomar decisões sobre nossos negócios, atuais e futuros", declara Vinícius Machado, diretor da Associação Brasileira de Start-ups
Divulgação
NOVOS NEGÓCIOS INOVADORES DE CRESCIMENTO EMPREENDEDOR NO BRASIL, de Silvio Meira (Casa da Palavra) - Dirigido àqueles que pretendem empreender no setor tecnológico, o livro é leitura obrigatória para entender o caminho da inovação e da implantação de novos empreendimentos no contexto brasileiro e mundial, segundo o professor Alvaro Cyrino, da FGV
Divulgação
PIONEIROS E EMPREENDEDORES, de Jacques Marcovitch (Edusp/Saraiva) - Em três volumes, o autor apresenta a saga do empreendedorismo no Brasil em todas as regiões e mostra como figuras como Barão de Mauá e Luís de Queiroz desenvolveram atividades em um país bem mais precário, afirma Carlos Honorato, da FIA
Divulgação
THE POWER OF STORYTELLING, de Ty Bennett - Aprender a contar uma história é mais eficiente na hora de conquistar sócios, investidores e clientes do que apresentar uma sequência de números e gráficos; o autor dá dicas claras de como construir uma boa história, diz Licks
Divulgação
SONHO GRANDE, de Cristiane Correa (editora Sextante) - O título conta a saga de três grandes empresários brasileiros -Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles, e Beto Sicupira, sócios da cervejaria Anheuser-Busch Inbev; além de inspiradora, a trajetória deles demonstra como princípios de gestão aplicados sistematicamente geram resultados surpreendentes, diz Alvaro Cyrino, professor da FGV
Divulgação
WRITING ETHNOGRAPHIC FIELDNOTES, de Robert Emerson, Rachel Fretz e Linda Shaw (University of Chicago Press) - O livro explica a técnica de observação e registro usada por antropólogos; nos negócios, a observação atenta dos usuários ajuda a entender quais são suas necessidades, diz Vinicius Licks, do Insper