Franquia é garantia de sucesso e menos trabalho? Veja mitos e verdades

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Ao procurar por uma franquia para investir, é comum que empreendedores se deparem com afirmações do tipo: "franquia é garantia de sucesso", "franqueado trabalha menos do que um assalariado", "liberdade para inovar é menor em uma franquia", mas nem todas são verdadeiras; o UOL ouviu especialistas na área e listou dez afirmações recorrentes, explicando se elas são mitos ou verdades Mais
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Franqueado trabalha menos do que um funcionário assalariado. MITO: é comum as pessoas imaginarem que, como patrões, apenas supervisionarão o trabalho dos empregados, segundo o sócio-fundador da consultoria GoAkira, José Carlos Fugice Junior; porém, uma franquia exige mais responsabilidade e dedicação do que um cargo em uma empresa; toda a gestão do negócio, compras, controle de gastos, atração de cliente e resolução de problemas precisa passar pelas mãos do franqueado Mais
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Faturamento informado pela rede é o que estará no meu bolso ao final do mês. MITO: segundo a consultora em franquias Ana Vecchi, o faturamento informado pelas empresas, normalmente, é uma média da receita bruta de todas as unidades da rede, que possuem diferentes portes; além disso, esse valor não inclui impostos e custos operacionais; o que sobra para o empreendedor no fim do mês é o lucro, algo entre 10% e 20% sobre o faturamento bruto Mais
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Franquia é sucesso garantido. MITO: segundo Fugice Junior, mesmo com uma marca reconhecida por trás, investir em uma franquia é uma operação de risco; ele diz que, por serem baseadas em modelos que já deram certo, a chance de sucesso é maior, porém a gestão do franqueado é que definirá a perpetuação ou o fechamento do negócio Mais
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Franquia sem unidades próprias oferece maior risco ao investimento. PARCIALMENTE VERDADE: segundo o presidente da consultoria Fran Systems, Batista Gigliotti, o empreendedor deve desconfiar de redes que vendam franquias sem terem uma unidade própria para modelo, pois não há garantia de que a franqueadora tenha domínio sobre o negócio; porém, há marcas consolidadas que venderam seus pontos próprios para oferecerem melhor suporte à rede; "nesse caso, o investimento é mais seguro, pois a franquia conhece o negócio", diz Mais
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Investir numa franquia é muito caro. MITO: segundo Fugice Junior, até cinco anos atrás, as franquias eram praticamente restritas aos segmentos de alimentação, vestuário, calçados e cosméticos, que, geralmente, custam mais de R$ 300 mil; mas a chegada das microfranquias barateou o custo para abrir um negócio e é possível encontrar opções a partir de R$ 10 mil Mais
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Liberdade de atuação e inovação é menor em uma franquia. VERDADE: Fugice Junior afirma que um franqueado não tem a mesma liberdade para criar campanhas, produtos ou fazer promoções como tem o dono de uma marca própria; segundo o consultor, todas as ações promocionais do franqueado precisam passar por aprovação da matriz Mais
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Franqueado não é um empreendedor. MITO: de acordo com Batista Gigliotti, há quem diga que o franqueado não passa de um funcionário da franqueadora, porém, o especialista afirma que ser empreendedor é fazer algo novo e assumir os riscos da decisão; "o franqueado investe o dinheiro dele em algo em que acredita que lhe dará lucro e assume o risco da perda", diz Mais
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Franquia é o caminho mais fácil para empreendedores sem experiência. VERDADE: para a consultora Ana Vecchi, o suporte e o treinamento dados pela franquia antes e depois da abertura da unidade facilitam o caminho para o empreendedor que quer abrir um negócio, mas não sabe qual nem como fazê-lo Mais
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Franquia com mais tempo de mercado oferece mais segurança ao investimento. VERDADE: de acordo com Vecchi, franquias mais antigas no mercado já tiveram tempo para corrigir seus erros e estão mais consolidadas; no entanto, a rede cobrará mais caro para transferir a experiência que adquiriu ao longo dos anos, e os pontos comerciais disponíveis podem estar em regiões menos privilegiadas Mais
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Franqueadora só quer saber de vender unidade. PARCIALMENTE VERDADE: para Gigliotti, algumas redes novas e pouco profissionais se aproveitam do sistema de franchising para obterem lucro rápido com a venda de unidades, porém elas são minoria; segundo ele, como regra geral, as franquias procuram ser criteriosas na escolha do franqueado para não prejudicarem sua imagem e para garantirem a continuidade da marca Mais