Confira 7 passos para criar uma start-up de sucesso

Rodrigo Capote/Folhapress
Ter uma ideia não basta para levar sua empresa ao sucesso, no caso de Cinthia Gaban (à esq.) e Erica Hoeveer foi preciso a ajuda de uma aceleradora para profissionalizar sua plataforma de aulas online; clique nas imagens acima e confira dicas de especialistas Mais
Thinkstock
CONHEÇA SEU MERCADO - Conhecer bem as empresas que atuam no mesmo setor e as necessidades que ainda não foram atendidas é fundamental para evitar repetição. "Estude bastante o mercado e faça diversas entrevistas sobre qual é o problema do seu cliente", aconselha Guilherme Junqueira, diretor-executivo da ABStartups (Associação Brasileira de Start-Ups) Mais
Getty Images
TENHA UMA EQUIPE CAPACITADA - Reunir profissionais capacitados é fundamental para garantir que sua ideia pode ser executada e merece receber investimento, afirma Erica Hoeveler, uma das criadoras da start-up Professores de Plantão Mais
Waarmakers
TESTE A SUA IDEIA ANTES DE LANÇÁ-LA NO MERCADO - O empreendedor só conseguirá resultados quando a sua empresa contar com um modelo validado de negócio. Segundo os especialistas ouvidos, vale observar, analisar e colocar uma ideia à prova antes de lançá-la ao mercado. Isso minimiza o desperdício de tempo e recursos Mais
Getty Images
FAÇA UM PLANEJAMENTO - O que a sua start-up vai oferecer e onde quer chegar em um ano? Perguntas como essas são respondidas no planejamento da empresa. "No Brasil, a falta de planejamento é uma questão cultural. A gente diz que as pessoas vão no 'fazejamento', vão fazendo sem planejar", diz Rodrigo Vianna, consultor do Sebrae-PR Mais
Getty Images
GERE VALOR PARA O CLIENTE - Quando se fala em start-up, o uso da tecnologia muitas vezes pode ser supervalorizado, deixando em segundo plano como aquilo chega para o usuário. Guilherme Junqueira, da ABStartups, dá a dica: "Use tecnologia como commodity e não como objetivo, pois no fim das contas, o que importa é a proposta de valor que você leva para o cliente ou usuário" Mais
Getty Images
VERIFIQUE SE É NECESSÁRIO ENTRAR EM UMA ACELERADORA - Nem sempre os empreendedores têm recurso financeiro próprio suficiente para investir no negócio e experiência na área em que vão atuar. Quando esses dois fatores se combinam, recorrer a uma aceleradora, empresa especializada em auxiliar empreendedores, é uma boa ideia Mais
Getty Images
FAÇA DO CONTEÚDO SEU DIFERENCIAL - Se a sua empresa vai oferecer algum tipo de conteúdo ao cliente, guarde o conselho: "Conteúdo é o rei. Não há hoje melhor forma de oferecer um diferencial competitivo do que ter um conteúdo relevante, interativo e que inove em seu modelo de negócios", diz Guilherme Junqueira, diretor-executivo da ABStart-ups Mais