Conheça 11 mitos que podem levar sua empresa à falência

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O UOL reuniu 11 mitos que atrapalham o pequeno empreendedor e podem levá-lo à falência; clique nas imagens acima e confira a lista feita com ajuda dos professores Marcelo Nakagawa, do Insper, e Paulo Vicente Alves, da Fundação Dom Cabral, e de Diego Remus, co-autor do livro "Empreendedorismo Criativo" (Ed. Évora), e Maria Alice Alves Moreira, gerente-geral do Sebrae-SP Mais
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SEJA APAIXONADO PELO NEGÓCIO - O problema da paixão por uma ideia ou por um produto é que ela pode cegar e não deixar que o empresário veja seus problemas; análise crítica é sempre necessária para quem está colocando o dinheiro em risco Mais
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AMIGOS E PARENTES SÃO BONS FUNCIONÁRIOS - Uma pessoa de confiança no campo pessoal não é necessariamente um empregado adequado; a contratação pode criar problemas de gestão para a empresa, já que a demissão de amigos e parentes vira um problema pessoal Mais
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VOU ABRIR UM NEGÓCIO PARA NÃO TER CHEFE - Na sua empresa, o proprietário pode não ter chefe, mas deve saber que terá de atender a pedidos de funcionários, de fornecedores e de clientes a todo momento; não dar ouvidos a eles pode levar o negócio ao fracasso Mais
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EU COMPRARIA MEU PRODUTO, OUTROS VÃO COMPRAR - Não é porque você pagaria por um produto ou serviço que haverá clientela para ele; antes de lançar um produto no mercado, é preciso testá-lo para ver se outras pessoas gostam, se há melhorias para serem feitas, se o tamanho do público é suficiente para seu investimento Mais
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CRIE ALGO QUE OS CLIENTES QUEIRAM, E INVESTIDORES VIRÃO - Se seu negócio precisa de investidores, não adianta achar que basta uma boa ideia para atraí-los. O empreendedor precisa saber apresentar seu produto para clientes e seu negócio para investidores, mostrando planejamento, capacidade executiva e projeção de lucros Mais
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ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO - Dividir o trabalho com pessoas bem capacitadas é uma boa forma de melhorar a qualidade do serviço que sua empresa oferece; achar que o empresário pode fazer tudo sozinho, sem sócios ou sem dividir responsabilidades, é um erro comum em pequenos negócios Mais
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EMPRESA PEQUENA NÃO PRECISA DE PLANO DE NEGÓCIO - Não é porque sua empresa é pequena que ela não precisa de planejamento; saber onde se quer chegar ajuda a tomar as decisões do dia a dia e é o primeiro passo para alcançar objetivos Mais
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O LUCRO DA MINHA EMPRESA É MEU SALÁRIO - A renda da empresa e a do proprietário não podem se confundir; do lucro devem sair a remuneração dos sócios, dos acionistas --quando houver--, e ainda dinheiro para o caixa e para futuros investimentos Mais
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INVESTIR EM PRODUTOS QUE ESTÃO NA MODA É GARANTIA DE SUCESSO - Sem muito dinheiro em caixa, pequenos empresários têm pouca margem para erro; assim, especialistas sugerem que o empreendedor só deve apostar em um mercado que conheça e com o qual possa lidar Mais
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EMPRESÁRIO NÃO TIRA FÉRIAS - Muitas vezes o empreendedor considera-se insubstituível dentro da empresa e acha que deve abrir mão das férias; no entanto, é importante para o negócio que haja uma pessoa preparada para assumir o posto de liderança quando for preciso Mais
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INOVAR CUSTA CARO - Inovação não é sinônimo de investimento em tecnologias caras; mudar um processo, um rótulo, uma forma de atendimento pode dar bons resultados em uma pequena empresa; não custa lembrar que deixar de inovar pode tornar o negócio obsoleto Mais