Veja dicas de 21 empresários para construir um negócio de sucesso

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O UOL reuniu os conselhos de 21 empresários bem-sucedidos, como Alberto Saraiva (Habib's), Fabio Hering (Cia.Hering) e Miguel Krigsner (O Boticário), para ajudar quem quer abrir a própria empresa ou está dando os primeiros passos no mercado; clique nas imagens acima para ver o que eles dizem Mais
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O fundador do Habib's, Alberto Saraiva, tem como principal produto de sua rede a esfiha; ele indica aos novos empreendedores que apostem em uma mercadoria ou serviço, sem esquecer de oferecer complementos ao pedido do cliente: "tenha um produto chamariz para o seu negócio", diz Mais
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O sócio da agência de viagens Viajanet Alex Todres diz que não adianta criar um produto revolucionário se o empresário não souber para que ele serve ou como funciona; "não tente apenas inventar a roda. É melhor que você saiba como fazê-la girar", afirma Mais
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Para o fundador da Prática Fornos, André Rezende, o empreendedor precisa ter uma dose de intuição aliada à estratégia; "intuição é importante e necessária, mas não suficiente. A preparação e o estudo são fundamentais para o desenvolvimento de um negócio", diz ele no livro "Vai Que Dá", da editora Portfolio-Penguin Mais
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Bel Pesce, fundadora do site de cursos FazInova, afirma que para ter sucesso é precisso correr riscos calculados; "em geral, as únicas pessoas que não cometem erros são aquelas que não estão correndo riscos suficientes. Como empreendedor, você terá de aprender a lidar com alguns fracassos", declara Mais
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Bento Koike, fundador da Tecisis Tecnologia, afirma no livro "Vai Que Dá" que o grande empresário deve enfrentar os problemas em vez de ignorá-los; "não se livre do problema, esse é o caminho mais fácil. Procure resolvê-lo, pois esse é o caminho virtuoso" Mais
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Para o bilionário Carlos Alberto Sicupira, sócio da Ambev, negócios bem-sucedidos precisam ser bem estruturados, evitar desperdícios e prezar pela excelência; "gaste menos do que seus concorrentes e trabalhe mais do que eles", diz ele no livro "Vai Que Dá" Mais
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No livro "Vai Que Dá", Darci Schneid, fundador da Sirtec Sistemas Elétricos, destaca a importância de ter metas; "todo empreendedor precisa ter clareza de seus objetivos no longo prazo. O caminho até lá não será percorrido em linha reta, mas não se pode perdê-los de vista." Mais
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Para David Portes, palestrante, ex-camelô e dono da agência DMarketing, boas ideias são comuns, mas só chega ao sucesso quem as coloca em prática; "o grande empreendedor é aquele que passa do pensamento para a ação e faz as coisas acontecerem. O que é pior: arrepender-se de algo que fez ou do que não fez?", questiona Mais
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Sócio da agência Acesso Digital, Diego Martins, no livro "Vai Que Dá", recomenda planejamento para ter um negócio de sucesso; "mesmo que a empresa seja pequena, é necessário ter um orçamento, metas claras e ambiciosas e o modelo de negócios bem definido para atingi-las" Mais
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A dica de Expedito Eloel Arena, sócio da Casa do Construtor, é: "o lucro da empresa vem como consequência e não deve ser o único objetivo. Você deve ser feliz com aquilo que faz"; no livro "Vai que Dá", ele diz que a empresa tem mais chances de se perpetuar quando o empresário gosta do que faz Mais
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Para o presidente da Cia. Hering, Fabio Hering, o empreendedor deve gostar do seu trabalho e, acima de tudo, conhecer a história da empresa e os resultados alcançados; "o empreendedor precisa se orgulhar da sua atuação", afirma Mais
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Marcus Abdo Hadade, sócio da agência de marketing Arizona, diz no livro "Vai Que Dá" que um empresário de sucesso não pode perder tempo se lamentando quando algo sai errado; "o empreendedor tem o direito de ficar triste, mas a tristeza só pode durar um dia. Depois, é necessário se reerguer e retomar a atitude positiva" Mais
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Miguel Krigsner, fundador da marca de cosméticos O Boticário, diz: "uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural"; segundo ele, é comum empreendedores, especialmente no início do negócio, esperarem resultados e lucro rápidos Mais
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Ex-atleta olímpico, Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale, diz que, como no esporte, o empresário precisa atingir metas; "como atleta, se você não conseguir bater o índice, não vai para a competição e não tem desculpa. Com a empresa é a mesma coisa, você tem de entregar o que prometeu, sem desculpas" Mais
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Para Peter Thiel, cofundador do PayPal, "sorte é apenas uma desculpa para não trabalhar duro"; em entrevista ao site Business Insider, ele diz que quando o empresário se apega à sorte, deixa de pensar em soluções que façam a empresa seguir por caminhos mais seguros e previsíveis Mais
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Segundo Rafael Biasotto, fundador da franquia Uatt?, uma empresa de sucesso deve buscar diferenciais o tempo todo; "inove-se sempre, transcenda o que já existe no mercado e dedique-se de coração", diz ele no livro "Vai Que Dá" Mais
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O fundador da franquia China in Box, Robinson Shiba, afirma que o sucesso só vem para aqueles que colocam suas ideias em prática e não esperam a oportunidade cair no colo; "o empreendedor precisa ter coragem e proatividade. Não pode ficar parado e deixar os planos apenas no papel", diz Mais
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Rogério Gabriel, fundador da Prepara Cursos, diz ter perdido R$ 10 milhões quando sua primeira empresa faliu; no livro "Vai Que Dá", ele conta a lição aprendida: "não abandone o negócio na primeira dor de barriga, mas não se apegue a ele se não enxergar viabilidade. Imponha limites para as perdas e os respeite" Mais
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Encantar a clientela é um dos segredos do sucesso apontado por Ronaldo Lacerda, sócio da Tênis Lynd; "surpreenda seu cliente e cause nele uma boa impressão. Seu produto deve estar acima das expectativas de quem vai comprá-lo" Mais
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Sônia Hess, presidente da camisaria Dudalina, sempre sonhou em transformar a empresa fundada pelos pais em uma grande companhia; para alcançar o sucesso, ela diz que é preciso perseguir objetivos: "sonhe o sonho pronto. Se deseja alguma coisa, imagine, vivencie e se empenhe em conseguir" Mais
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Para a criadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis, ter amor pelo ramo e se dedicar a resolver o problema da clientela são pilares importantes para construir uma empresa de sucesso; "a paixão pela atividade é fundamental. Não adianta começar um negócio pensando apenas em ganhar dinheiro" Mais