Veja quanto custa abrir unidades das 20 maiores franquias do Brasil

Arte/UOL
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou ranking das 20 franquias com maior número de lojas em operação no país; a lista leva em consideração a quantidade de pontos de venda até 2014; clique nas imagens acima e conheça as maiores redes do Brasil Mais
Divulgação
1º O BOTICÁRIO (perfumes e cosméticos): a rede fechou 2014 com 3.710 pontos de venda em operação; investimento inicial a partir de R$ 250 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 70 mil com lucro líquido de 8% (R$ 5.600) e retorno do investimento entre 18 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
2º WIZARD (escola de idiomas): a empresa não informou o número de unidades em funcionamento; investimento inicial a partir de R$ 106 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 110 mil com lucro líquido de 20% (R$ 22 mil) e retorno do investimento entre 18 e 24 meses (dados fornecidos pela franquia) Mais
Divulgação
3º COLCHÕES ORTOBOM (móveis para o quarto): a franquia terminou 2014 com 1.926 lojas em funcionamento; investimento inicial a partir de R$ 90 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 60 mil (lucro líquido não informado) e retorno do investimento entre 18 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
4º CACAU SHOW (chocolates): a rede encerrou 2014 com 1.786 pontos de vendas; investimento inicial a partir de R$ 150 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro) e retorno do investimento entre 18 e 24 meses; faturamento médio mensal e lucro líquido do franqueado não foram informados (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
5º SUBWAY (lanchonete fast-food): a franquia fechou 2014 com 1.745 unidades, hoje já possui 1817 lojas; investimento inicial a partir de R$ 329 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal não informado e retorno do investimento entre 24 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
6º MCDONALD'S (lanchonete fast-food): a rede norte-americana conta com 1.777 pontos de venda atualmente no Brasil, mas não informou o número de unidades com o qual fechou 2014, usado como base pela ABF para fazer a lista; a empresa também não informou a ficha técnica de investimento Mais
Divulgação
7º AM PM (loja de conveniência em posto de gasolina): a marca alcançou 1.708 lojas em operação em 2014; investimento inicial a partir de R$ 175 mil (taxa de franquia + instalação, capital de giro não informado) e faturamento médio mensal de R$ 100 mil; o lucro líquido e o prazo de retorno do investimento não foram divulgados (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
8º KUMON (reforço escolar): a empresa não informou o número de unidades em operação no país; investimento inicial a partir de R$ 58 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 14 mil com lucro líquido de 20% (R$ 2.800) e retorno do investimento entre 18 e 24 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
9º JET OIL (serviço de troca de óleo): a rede terminou 2014 com 1.337 unidades; investimento inicial a partir de R$ 91 mil (taxa de franquia + instalação, capital de giro não informado) e faturamento médio mensal de R$ 22 mil; o lucro líquido e o prazo de retorno do investimento não foram divulgados (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
10º Bob's (lanchonete fast-food): em 2014, a rede chegou a 1.100 pontos de venda em funcionamento, hoje já são 1.134; investimento inicial a partir de R$ 955 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 150 mil com lucro líquido de 12% (R$ 18 mil) e retorno do investimento entre 36 e 48 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
11º BR MANIA (loja de conveniência em posto de gasolina): a rede alcançou 1.074 lojas em operação no país em 2014; investimento inicial a partir de R$ 140 mil (taxa de franquia + instalação, capital de giro não informado), faturamento médio mensal de R$ 90 mil (lucro líquido não foi revelado) e retorno do investimento entre 18 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
12º NOSSO BAR (venda de bebida alcoólica e petiscos): a franquia conta com 1.024 unidades em funcionamento; investimento inicial a partir de R$ 71 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 30 mil com lucro líquido de 10% (R$ 3.000) e retorno do investimento acima de 12 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Jessé Gusmão de Abreu/Correios
13º CORREIOS (serviço postal): a maioria das unidades são próprias, no entanto, 1.016 postos de atendimento são unidades franqueadas abertas por meio de licitação pública, segundo a empresa; os valores de investimento são definidos pelo edital da licitação Mais
Divulgação
14º FISK (escola de idiomas): a franquia encerrou 2014 com 1.002 unidades em operação; investimento inicial a partir de R$ 78 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro) e retorno do investimento entre 12 e 24 meses; o faturamento médio mensal não foi divulgado (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
15º CVC (agência de turismo): a rede chegou a 914 lojas franqueadas em 2014; investimento inicial a partir de R$ 100 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 430 mil com lucro líquido de 5% (R$ 21,5 mil) e retorno do investimento entre 24 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
16º DIA% (supermercado): em 2014, a rede chegou a 799 lojas em operação no país; investimento inicial a partir de R$ 495 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 785 mil com lucro líquido de 2,5% (R$ 19,6 mil) e retorno do investimento entre 24 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
17º ÓTICAS DINIZ (comércio de óculos e lentes): a rede encerrou 2014 com 745 lojas em funcionamento; investimento inicial a partir de R$ 360 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 80 mil (lucro líquido não informado) e retorno do investimento entre 24 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
18º ÓTICAS CAROL (comércio de óculos e lentes): em 2014, a rede alcançou 721 lojas em operação; investimento inicial a partir de R$ 260 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 70 mil com lucro líquido de 20% (R$ 14 mil) e retorno do investimento entre 18 e 24 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
19º CCAA (escola de idiomas): a rede terminou 2014 com 680 unidades; investimento inicial a partir de R$ 184 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 39 mil (lucro líquido não informado) e retorno do investimento entre 24 e 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais
Divulgação
20º HERING (vestuário): a rede fechou 2014 com 640 lojas em operação; investimento inicial a partir de R$ 560 mil (taxa de franquia + instalação + capital de giro), faturamento médio mensal de R$ 180 mil com lucro líquido de 10% (R$ 18 mil) e retorno do investimento em até 36 meses (dados fornecidos pela empresa) Mais